Qual é a maior rua do mundo? E a do Brasil?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pergunta enviada por Bruno Santana, de Palmas (TO)
Palmas para sua pergunta. A maioral fica no Canadá, Bruno. Trata-se da Yonge Street, que cruza 56 km dentro de Toronto, maior cidade do país, conectando os lagos Ontário e Simcoe.
E essa fama já chegou a ser maior: até 1999, ela figurava no Guinness Book, como sendo ainda mais extensa, com 1.896 km, distância que dá e sobra para sair da Avenida Sapopemba, maior da cidade de São Paulo, e chegar aí na Avenida Teotônio Segurado, maior via urbana de Palmas (ambas com 26 km de extensão).
Além da coincidência quilométrica na extensão das duas avenidas, pode-se dizer que elas são, empatadas, as maiores do Brasil. Há quem considere a Avenida Brasil, que cruza a região metropolitana do Rio de Janeiro por 58,5 km, como a maioral, mas como ela tem trechos que pertencem a autoestradas, a coluna não a incluiu no ranking. Existe também uma controvérsia sobre a extensão da Sapopemba: para quem alega que ela tem 45 km, aqui só consideramos os trechos dentro do município de São Paulo.
É mais ou menos a mesma confusão que rolava sobre a medida da Yonge Street. Havia quem considerasse que ela se estendia pela Ontario's Highway 11, estrada que vai até Rainy River, cidade que faz fronteira entre o Canadá e o estado de Minnesota, nos EUA. O critério atual (com o qual este blog concorda), considera apenas trechos viários em perímetro urbano e dentro de uma mesma cidade. Ou seja, emendas em rodovias não contam para calcular a extensão total da rua.
Para nos delongar, como pede o assunto, montamos um ranking das maiores ruas deste globo que tanta gente anda achando que é plano (das 10 maiores, só uma não fica nas Américas):
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.