Missão com final trágico: alguma pessoa já morreu no espaço?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pergunta de Clodoaldo Brito de Oliveira, de Morro do Chapéu, BA - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui
Sim, infelizmente, seu Clô. No finzinho de junho de 1971, três cosmonautas perderam a vida a bordo da nave Soyuz 11. Os soviéticos Georgi Dobrovolsky, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov estavam voltando da primeira estação espacial, a Salyut 1, após três semanas de estadia. Quando a Soyuz desacoplou da estação, uma válvula defeituosa causou a descompressão da cabine e matou a tripulação na hora. Como já estavam em missão de retorno, a nave voltou para a Terra e caiu no Cazaquistão. O local em que os corpos foram resgatados abriga um memorial em homenagem ao trio.
Tecnicamente, a morte desses cosmonautas foram as únicas ocorridas "no espaço" levando em consideração a linha de Kármán (100 km acima do nível do mar) - para a Nasa, o espaço começa a 80 km de altitude.
Em voos que a tripulação chegou até o espaço e morreu no retorno à Terra, mas já em altitude abaixo do limite espacial, são mais oito mortes - o cosmonauta Vladimir Komarov, cujo paraquedas da Soyuz 1 não abriu durante a reentrada, em 1967, e outros sete astronautas que faleceram a bordo do ônibus espacial Columbia em 2003.
Contabilizando os voos que não chegaram até o espaço, são mais oito astronautas mortos, incluindo os sete tripulantes do ônibus espacial Challenger, que explodiu 73 segundos depois do lançamento, em 1986. As mortes em treinamentos e testes para missões somam mais 11 pessoas para este triste obituário espacial. Ou seja, entre astronautas e cosmonautas, que chegaram até o espaço ou não, 30 pessoas morreram em missões espaciais ou na preparação para elas.
E para finalizar esse triste cálculo, considerando gente que não era astronauta nem cosmonauta mas que foi morta por acidentes relacionados à exploração espacial, são pelo menos mais 241 mortes - há estimativas de que sejam mais de 330. Isso pela contagem oficial - subnotificação é coisa antiga.
No fim das contas, centenas de indivíduos deram a vida em nome do sonho de conhecermos o que há além do nosso planeta. A nós, que aqui ficamos, resta prestar os sentimentos aos familiares e as homenagens devidas.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.