Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que nem sempre dá certo filmar ou fotografar telas de eletrônicos?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Por que nem sempre dá certo filmar ou fotografar telas de eletrônicos? - Pergunta de Luiza Galeazzi, Santana de Parnaíba (SP) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
É culpa do moiré (pronuncia-se "muarrê"), cara parnaibana. Mas não se iluda: ele não é um francês que descobriu e batizou um efeito visual.
Trata-se do efeito moiré, uma distorção visual gerada pela interação entre padrões gráficos registrados em imagens fotografadas ou filmadas e o padrão de reprodução dessas imagens, sejam elas impressas ou exibidas em telas.
É o mesmo efeito que ocorre quando linhas horizontais, verticais ou um padrão xadrez da roupa de alguém que você fotografou com o celular se embaralham na hora do eletrônico exibi-la na tela.
Isso ocorre porque às vezes os pixels (pontinhos da tela que se iluminam para formar as imagens) não dão conta de reproduzir alguns detalhes da maneira como enxergamos.
A imagem a seguir exemplifica isso: o moiré costuma aparecer quando um padrão gráfico se sobrepõe a outro formando uma terceira imagem distorcida. No caso, o padrão fotografado não "se alinha" com a grade de pixels da tela, gerando distorção.
Se isso ocorre com estampas de roupas —já reparou que apresentadores de TV raramente usam padronagens pequenas ou listras finas nos figurinos?— imagine uma tela, que é uma malha de pixels, sendo reproduzida por outra malha de pixels —no caso, a tela do seu celular. É praticamente impossível que a grade fotografada ou filmada não se embaralhe com a grade que a exibe.
Veja outro exemplo desse desalinhamento:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.