Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o espaço é escuro mesmo com a luz do Sol e das estrelas?

Esta é a galáxia UGC 2885 cercada pela escuridão do Universo. Ou não é bem assim? - NASA, ESA e B. Holwerda (Universidade de Louisville)
Esta é a galáxia UGC 2885 cercada pela escuridão do Universo. Ou não é bem assim? Imagem: NASA, ESA e B. Holwerda (Universidade de Louisville)

07/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por que o espaço é escuro mesmo com a luz do Sol e das estrelas? - Pergunta de Esperança André, de Angola - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Salve, cara angolana (adorei seu nome, conectado com o momento brasileiro). Muito bom, sempre, receber perguntas internacionais na coluna. E que legal você ter enviado a sua via WhatsApp (#ficadica).

Permita-me iluminar essa questão. A culpa não é das estrelas, como afirma o título do romance popular.

Há várias explicações para o breu sideral. A primeira delas diz respeito ao comportamento da luz viajando por um Universo em constante expansão. Nessa longa jornada, quanto mais distância percorre, o comprimento de onda da luz vai esticando até sobrar apenas radiação invisível ao olho humano —infravermelha, no caso.

Outro fator-chave para a escuridão espacial é o vácuo. Pois é, a falta de partículas para refletir a luz irradiada pelas 1.000.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas (ou um septilhão, como se lê esse número com 24 zeros), incluindo o Sol, também ajuda a definir a paisagem permanentemente escura do Universo.

Aqui de dentro da redoma atmosférica que envolve nossa esfera terráquea, por outro lado, as partículas do ar azulejam o dia, como canta Djavan, refletindo o espectro azulado da luz que vem do Sol, criando a ilusão de que o céu é azul —e respondendo a canção do Renato Russo.

Mas sabia que espaço nem é tão escuro como parece?

Um estudo publicado no The Astrophysical Journal, em 2021, usou imagens da sonda New Horizons, da Nasa, que viajou até Plutão e além, para medir a escuridão espacial.

Ao editar imagens distantes da luminosidade da Terra e do Sol, os pesquisadores retiraram as luzes de estrelas e galáxias e descobriram que a luz de fundo do Universo é duas vezes mais brilhante do que o esperado —embora as razões para isso ainda estejam no escuro.

Espero ter esclarecido alguma coisa, cara angolana.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.