Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Qual é o animal mais rápido que existe? Até carro de F-1 ficaria para trás
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Qual é o animal mais rápido que existe? - Pergunta de Raimunda Lani, Elesbão Veloso (PI) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Depende do meio em que ele acelera, cara elesbonense.
Nosso pódio é composto por ar, terra e água, nessa ordem. Em cada um desses ambientes, os mais velozes são, respectivamente o gavião-peregrino (ou falcão-peregrino), o guepardo e o marlin-preto.
O maioral entre todas as espécies do reino animal é o gavião-peregrino (Falco peregrinus), capaz de voar a uma velocidade máxima de 320 km/h, de acordo com o Livro de Recordes Guinness.
E essa proeza não ocorre em voos horizontais, mas quando ele "mergulha" para caçar. Há, contudo, especulações científicas — porém, não documentadas — de que a velocidade possa ser ainda maior, de 389 km/h até assombrosos 563 km/h.
Dentre os animais terrestres, o mais ligeiro é o guepardo (Acinonyx jubatus) que chega a até 120,7 km/h e tem uma aceleração espantosa. O felino caçador é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas três segundos. Para dar uma ideia, essa performance é comparável a de carros de F-1.
O curioso é que o guepardo não é o mamífero mais rápido. O morceguinho-das-casas (Tadarida brasiliensis —sim, nosso conterrâneo) é capaz de voar a 160 km/h.
Mergulhando nos oceanos, o bicho mais veloz é o marlin-preto (Makaira indica) com incríveis 132 km/h embaixo d'água.
Essa coluna rapidinha é em homenagem ao tema que trouxeste, cara elesbonense. Até a próxima.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.