Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Qual é o animal em maior número na Terra? (Na casa dos quatrilhões!)
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Qual é o animal mais populoso da Terra? - Pergunta de Gilson Amparo, Formiga (MG) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Caro formiguense, veja só que coincidência. Sim, são as formigas —incluindo suas conterrâneas— as mais numerosas entre os membros do reino animal.
De acordo com um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Hong Kong, são 20 quatrilhões de formigas pelo globo.
Numericamente, esse número astronômico se escreve 20.000.000.000.000.000 (sim, o numeral 20 seguido por 15 zeros).
Para chegar a essa cifra absurda, os cientistas se basearam na revisão de 498 estudos sobre população de insetos, abrangendo todos os continentes e os biomas mais relevantes.
Os próprios autores do artigo, contudo, consideram essa estimativa conservadora, o que significa que acreditam que possa até haver mais formigas ainda na Terra —até 100 quatrilhões, quem sabe.
Para dar uma ideia do volume de formigas, considerando essa estimativa conservadora do estudo, o peso da superpopulação formigueira —não confundir com formiguense, caro Gilson— é de aproximadamente 12 bilhões de toneladas.
Essa biomassa é maior do que o peso de todas as aves e de todos os mamíferos selvagens somados, além de representar 20% de toda a biomassa humana.
Geograficamente, a maioria das formigas vive nos trópicos, e a concentração populacional varia até seis vezes entre as regiões mais populosas e as menos formiguentas.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.