Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deu match ou não: algum país tem Ministério do Namoro, como prometeu Lula?

Lula e Janja na cerimônia de posse: durante a campanha eleitoral, presidente brincou sobre a criação do "Ministério do Namoro" - Ricardo Stuckert
Lula e Janja na cerimônia de posse: durante a campanha eleitoral, presidente brincou sobre a criação do 'Ministério do Namoro' Imagem: Ricardo Stuckert

03/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Algum país tem Ministério do Namoro, como prometeu Lula? - Pergunta de Valentino Amaro, Garanhuns (PE) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Caro garanhuense, conterrâneo de Lulinha paz e amor, que está de volta —em um ambiente político e popular com bem menos paz e amor do que 20 anos atrás, é verdade—, sua pergunta merece um date (não comigo, que sou comprometido desde antes do governo Lula 1. Beijo, Ny!).

E não é que há ministérios inusitados de verdade em outros países, na pegada do Ministério do Namoro que Luiz Inácio prometeu, jocosamente, claro, na campanha eleitoral?

Se você não lembra, em 18 de outubro de 2022, Lula declarou: "no meu governo, todo mundo vai namorar". A expectativa foi tão alta que já na posse presidencial, em 1º de janeiro, rolou cobrança pública por parte de artistas que participaram do evento.

Embora o "Meu Crush, Minha Vida" ou o "Desencalha Brasil", como batizaram nas redes sociais, não tenha conquistado, de fato, a Esplanada dos Ministérios, já houve países que ousaram mais que a gente em termos de ministérios alternativos.

Aprecie a lista a seguir —que já pode servir para puxar assunto no próximo date, caro garanhuense. Sim, aquele mesmo que eu disse que você merece:

Ministério da Felicidade - Emirados Árabes Unidos

Os Emirados estão comprometidos desde 2016 a ser um dos países mais felizes do mundo. A primeira —e única até hoje— a assumir a pasta, Ohood Al Roumi, tinha a missão de "alinhar e conduzir a política governamental para criar bem e satisfação social", além de levar o país ao top 5 do ranking mundial de felicidade até 2021.

Passados sete anos, os Emirados seguem distantes da meta traçada: na última versão do Relatório Mundial da Felicidade, da ONU, divulgada em março de 2023, o país ocupa um modesto 26º lugar —ainda assim, 23 posições à frente do Brasil (49º).

Ministério da Ioga - Índia

Nem todo "ministério da saúde paralelo" precisa ser nefasto como aquele que pairou por aqui na pandemia de covid-19. Na Índia, por exemplo, além de um ministério da saúde, desde 2014 existe um departamento do governo federal que promove práticas médicas tradicionais do país. Trata-se do ministério Ayush (acrônimo para Ayurveda, Yoga (e Naturopatia), Unani, Siddha, Sowa Rigpa e Homeopatia).

Desde a fundação, três ministros já comandaram a pasta, que toma conta de um mercado estimado em US$ 3 bilhões (entre produtos Ayush consumidos internamente e exportados). O orçamento federal para a fabricação de medicamentos Ayush no biênio 2018-2020 foi de US$ 1,44 bilhão. Que saúde!

Ministério da Solidão - Reino Unido

De acordo com a Cruz Vermelha, o Reino Unido tem mais de 9 milhões de pessoas que se declaram solitárias. Para atacar o problema, em 2017 foi iniciada uma comissão parlamentar capitaneada pela parlamentar Jo Cox.

Em 2018, a primeira-ministra Theresa May ampliou o status da comissão, que ficou conhecida popularmente como "ministério da solidão" (ainda que ficasse, oficialmente, sob guarda-chuva de outros ministérios).

Graças ao movimento, o Reino Unido foi o primeiro país a publicar uma estratégia de redução da solidão, envolvendo nove departamentos do governo. Em 2020, o orçamento destinado a iniciativas para combater a solidão foi de 20 milhões de libras.

A primeira a liderar a pasta foi Tracey Crouch e, de lá para cá, outras duas "ministras" dedicaram esforços federais para, a exemplo do que propôs vosso presidente conterrâneo, caro garanhuense, que as pessoas sejam menos solitárias.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.