Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como air fryer e micro-ondas esquentam a comida sem derreter o aparelho?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como air fryer e micro-ondas esquentam a comida sem derreter o aparelho? - Pergunta de Ramiro Lenz, Rio Quente (GO) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Não é feitiçaria, caro rio-quentense, embora a magia das air fryers tenha conquistado tantos corações nos últimos tempos. É tecnologia da boa.
No caso das quase onipresentes panelas que preparam de pão de queijo a batata "frita" com ar estupidamente quente circulando em seu interior, são dois os principais segredos para não derreter o maquinário junto com a comida.
- Primeiro: a temperatura máxima do ar aquecido no interior das air fryers tem limite. A maioria sai de fábrica programada para não exceder os 205ºC.
- Segundo: os componentes da panela, sobretudo os itens plásticos, são projetados para suportar essa quantidade máxima de calor.
No caso do aparelho de micro-ondas, a segurança é até mais garantida. E essa proteção se dá pela própria maneira como a tecnologia atua para aquecer os alimentos. As micro-ondas nada mais são do que radiação em uma frequência que agita moléculas —especialmente as de água—-, causando aquecimento.
Só que esse agito não acontece quando elas entram em contato com as moléculas dos componentes metálicos e plásticos de que são feitos os forninhos. É por isso que a comida aquece, pode até esturricar —quanto mais umidade no rango, maior o calor gerado— mas as paredes e a porta do forno não sofrem com o calor.
A limitação das micro-ondas em aquecer sólidos é tamanha que nem gelo elas derretem direito - é que a estrutura das moléculas de H2O em estado sólido não permite tanta agitação entre elas, gerando menos calor do que moléculas de água em estado líquido. O gelo até derrete no forninho, mas demora...
E agora, o que vai preparar para a gente comer, caro rio-quentense?
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.