Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
De onde vem o sal do mar? Até cidade brasileira sem praia tempera o oceano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
De onde vem o sal do mar? - Pergunta de Marina Salvador, Salinas (MG) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Cara salinense, que os 487 km que a separam do mar, lá na Bahia, não lhe causem destempero.
Antes de responder sua pergunta, receba essa curiosidade: basta que a concentração de sal na água seja de 3,5% para produzir a salinidade média global.
Parece pouco, mas se todo esse sal fosse distribuído a seco e uniformemente sobre a superfície terrestre, a espessura dessa camada seria equivalente a um edifício de 40 andares (os dados são da National Oceanic and Atmospheric Administration, dos EUA).
Ah, e 85% disso é sal de cozinha, sim, cloreto de sódio mesmo. Outros sais, como magnésio, cálcio e potássio representam 10% do total.
Pois saiba que suas Minas Gerais, assim como o meu Mato Grosso e qualquer outro estado ou país sem acesso ao mar são importantes contribuintes para esse montante que deixa o oceano salgadinho —assim como os territórios litorâneos também são.
É que boa parte do sal que tempera os sete mares vem de tudo que é canto dos continentes, desde que passe por ali um rio que desemboca no mar, por mais distante da praia que seja.
Funciona mais ou menos assim:
- A erosão em rochas causada por chuvas e correntes d'água arrasta diversos minerais --em forma de íons-- para os oceanos.
- Dissolvidos na água, parte deles são consumidos por organismos marinhos e o restante --incluindo o que os organismos dejetam-- se concentra salgando as águas.
Além do sal que vem da terra, há o que se origina de aberturas no leito marinho.
Quando uma fenda dessas se abre, a água entra em contato com o calor extremo do magma terrestre e carrega metais —como cobre, ferro e zinco— das rochas subterrâneas aquecidas.
Outra fonte de sal relevante para o mar são erupções vulcânicas submarinas.
Por fim, parte da salinidade marinha pode vir dos domos de sal, que são grandes depósitos que podem ser superficiais, subterrâneos e até submarinos —já ouviu falar do pré-sal, cara salinense?
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.