Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Quem criou o robô aspirador? Vê a semelhança com personagem de Star Wars?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quem inventou o robô aspirador? - Pergunta de Artur Santana Kin, Orobó (PE) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, caro oroboense, um autômato baixinho e carismático, de linhas arredondadas, cativou uma geração pela telona do cinema. Estou falando do droide R2-D2, escudeiro fiel de Luke Skywalker, protagonista dos primeiros filmes da saga Star Wars.
Dentre milhões de fãs pelo mundo, desde 1977, uma em especial resolveu levar a paixão pelo R2-D2 para o trabalho. Trata-se da britânica Helen Greiner, que com cinco anos se mudou para os Estados Unidos com a família e, aos 10, assistiu pela primeira vez "Uma Nova Esperança" - que à época ninguém sabia ainda se tratar do Episódio 4 da franquia Star Wars, mas essa é uma outra história.
O que importa é que Helen cresceu apaixonada por robôs e foi estudar no Massachusetts Institute of Techonology (MIT). De lá, saiu graduada em engenharia mecânica e com mestrado em ciências da computação.
Em 1990, juntamente com dois colegas que trabalhavam com ela no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, fundou uma empresa: a iRobot.
Em 2002, ano de lançamento do Episódio 2, "Ataque dos Clones", veja só, a companhia de Helen lançou um de seus carros-chefes até hoje, o robô aspirador Roomba. O "clone" do R2-D2, caro oroboense, foi um blockbuster nas residências americanas e não demorou a ganhar o mundo.
Já maior de idade, com seus 21 anos, o Roomba já teve até hoje mais de 40 milhões de unidades vendidas mundialmente. De acordo com estimativas da iRobot, mais de 20% dos aspiradores de pó do mundo já são "crias" do R2-D2 (contando não somente o Roomba, mas todos os modelos de robôs aspiradores).
A relevância histórica do Roomba, que já está na sua 10ª geração, é tamanha que uma unidade do modelo original está no acervo do Museu Americano de História Natural, em Washington (DC), EUA.
Aliás, o Tilt já avaliou um Roomba na segunda edição do Tilt Lab Day, que foi considerado o robô aspirador com melhor custo-benefício em relação a outros três modelos. Confira como cada aparelho se saiu em cada quesito e tire suas dúvidas abaixo:
Atualmente, Helen é consultora do exército americano para o desenvolvimento de robôs e CEO da startup Tertill, que projeta robôs para jardinagem, caro oroboense.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.