Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Qual é a doença mais antiga do mundo? Até dinossauro pode ter sido vítima
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Qual é a doença mais antiga do mundo? - Pergunta deMara Dulce, de Boa Saúde (RN) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Depende de onde você quer examinar, cara boasaudense.
Se estamos procurando entre quaisquer animais, podemos dizer que o câncer é a doença mais antiga do mundo, encontrada em ossos de dinossauros com datação de 250 milhões de anos atrás.
Se estamos falando, porém, de doenças infecciosas em humanos, vou apelar para o Guinness. Segundo o Livro dos Recordes, a doença mais antiga do mundo é a tuberculose —cujos sinais também foram encontrados em dinossauros.
A infecção respiratória causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecido como bacilo de Koch, e que rendeu ao seu descobridor, o alemão Robert Koch, o prêmio Nobel em 1905) é coisa da pré-história: pesquisadores já identificaram sinais de tuberculose em um esqueleto de Homo erectus com datação de 500 mil anos atrás.
E desde então, a danada nunca mais deixou de fazer parte da história da humanidade. Ela já foi identificada em múmias de 2.400 a.C. e há escritos indianos de 3.300 anos atrás sobre essa doença bacteriana que, atualmente, é a infecção que mais mata no mundo: mais de 1,5 milhão por ano.
Até o pai da medicina ocidental, o grego Hipócrates —sim, aquele do juramento que os médicos fazem na formatura— descreveu a mazela, que na Grécia antiga era conhecida como phtisis.
Uma das hipóteses mais aceitas é a de que o contato humano com a Mycobacterium tuberculosis se deu por consumo de carne infectada, seja ela de animais caçados ou de algum tipo de gado domesticado.
Uma concorrente da tuberculose para o posto de doença infecciosa mais antiga é a hanseníase ou lepra. Causada pela Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis —parentes da tuberculosis—, estima-se que ela já existisse desde 3 mil anos antes de Cristo, pelo menos.
Há registros escritos sobre a doença nos Vedas (livros sagrados hindus), no papiro Ebers, do Egito antigo —um dos tratados sobre medicina mais antigos de que se tem notícia— e em livros sagrados dos hebreus, que hoje formam a Bíblia cristã, cara boasaudense.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.