Ninguém podia copiar essa ideia: qual foi a primeira invenção patenteada?
Qual foi a primeira invenção patenteada? - Pergunta de Felipe Florêncio, Porto Seguro (BA) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Essa é mais velha do que o Brasil —ou do que a chegada dos portugueses nesta Pindorama—, caro porto-segurense.
Pois, em 1421, o arquiteto e escultor italiano Fillipo Brunelleschi foi o autor da primeira invenção patenteada, ou seja, com direitos de propriedade intelectual exclusivos do autor.
Na prática, Brunelleschi obteve o direito de ser o único a fabricar, por três anos, um navio com engrenagens de velas para o transporte de mármore —pedra que já era badalada na arquitetura desde aqueles tempos.
Contudo, o pioneirismo e a proeza de mais de 600 anos atrás —uns 340 anos antes da Revolução Industrial— não foram os mais memoráveis feitos do artista italiano.
Sua obra mais aclamada está, até hoje, em exposição para quem quiser ver. Trata-se do domo da catedral Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.
Junto com uma força-tarefa de colegas, Brunelleschi revolucionou as técnicas construtivas conhecidas até sua época para colocar abóbodas —aqueles tetos em formato de meia esfera— em pé.
Em vez de usar estruturas de madeira para moldar o formato, Brunelleschi e equipe trabalharam a partir de antigas técnicas romanas de sobreposição de blocos. Desse modo, a interação de forças entre as peças gera o travamento necessário para sustentar arcos e tetos arredondados.
E ela segue lá, dando contornos à paisagem florentina desde 1434 —sete anos antes do nascimento de um outro italiano, de nome Cristóvão, que seria pioneiro da navegação e abriria caminho para Cabral aportar em sua terrinha, caro porto-segurense.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.
Deixe seu comentário