Projeto britânico ajuda SP, BH e Recife a adotarem tecnologias inteligentes
O Reino Unido vai investir cerca de £ 110 milhões (cerca de R$ 795 milhões) até 2023 para expandir o potencial de comércio global, catalisar inovação e investimentos, aumentando as oportunidades de negócios internacionais no Brasil. Para tanto, o país europeu vai usar o Prosperity Fund, um fundo de cooperação do governo do Reino Unido que busca apoiar o crescimento econômico inclusivo necessário para reduzir a pobreza e contribuir para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Uma das iniciativas deste fundo é o Programa de Cidades Inteligentes que está beneficiando São Paulo, Recife e Belo Horizonte através de soluções inovadoras para diferentes desafios urbanos. No vídeo abaixo, eu converso com João Rampini, executivo responsável pelo Programa Cidades do Futuro do Prosperity Fund no Brasil.
O objetivo deste programa é fomentar o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil por meio de tecnologias inteligentes em mobilidade urbana, dados abertos e água/saneamento. Desta forma, o programa busca contribuir para melhorar a gestão urbana e a qualidade da infraestrutura básica para os grupos mais vulneráveis, impulsionando o crescimento econômico inclusivo e sustentável nos centros urbanos.
Os principais projetos no Brasil são:
- Mobilidade Inteligente em São Paulo - Melhorar os processos de planejamento e gerenciamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo por meio do uso de tecnologias inteligentes para melhorar os fluxos de tráfego, contribuindo para o aumento da qualidade de vida na metrópole.
- Mobilidade Inteligente em Belo Horizonte - Aplicar tecnologias inteligentes para ajudar a entender os padrões de mobilidade dos usuários do transporte público em Belo Horizonte, através de um piloto que permitirá um mapeamento da demanda pelos serviços de ônibus na cidade.
- Gestão Inteligente da Água em Recife - Melhorar a eficiência da gestão dos serviços de água e saneamento na Região Metropolitana do Recife, através do uso de tecnologias inovadoras para controlar as perdas de água na rede de abastecimento, melhorando o acesso destes serviços para toda a população.
- Ecossistema de Dados Urbanos em Recife - Criar uma plataforma digital para apoiar o gerenciamento e a integração dos dados empregados pelo município do Recife, compartilhando essas informações em um portal aberto à sociedade, promovendo a transparência e a participação dos cidadãos nas decisões públicas.
Quer saber mais sobre as oportunidades deste projeto para empresas e profissionais do setor? Só clicar no vídeo abaixo :
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.