Com a pandemia, cidades pensam em como atrair turistas na quantidade certa
Com a situação originada pela pandemia de covid-19, não foram apenas os eventos que tiveram de se adaptar. A queda abrupta de turistas e visitantes provocou o caos em destinos e cidades que, durante décadas, desenvolveram suas estratégias baseadas no turismo como principal motor econômico.
Era, de resto, um dos grandes problemas e desafios antes da pandemia que, mal ou bem, trouxe à tona a verdadeira essência do que pode ser o turismo inteligente baseado em estratégia de valorização dos recursos naturais, culturais e patrimoniais.
"Antes da pandemia, tinha muito turismo e era insustentável. Agora temos pouco e também é insustentável", disse Vitor Pereira, idealizador e CEO do Smart Travel na nossa conversa [veja o vídeo abaixo].
Já havíamos conversado no passado sobre um novo conceito chamado Economia km 4.Zero, lembra? Parece que o foco na valorização dos recursos locais, o que chamamos de localização, realmente está se fortalecendo pelo mundo.
Pereira cita o exemplo das pequenas cidades turísticas portuguesas. Como atrair turistas para esses locais de uma forma sustentável?
Então atravessamos o oceano e desembarcamos em Portugal para conversar sobre os desafios atuais do setor e a importância do desenvolvimento de novas estratégias inteligentes para mitigar os impactos da pandemia.
Pereira aproveitou para convidar cidades brasileiras a participarem ativamente do evento Smart Travel, que acontecerá em Bragança (100% digital) em dezembro de 2020.
Este é o único evento global que conecta cidades inteligentes e turismo inteligente.
Este ano, como de costume, conta com a presença de alguns dos mais influentes especialistas internacionais, entre os quais os pesos-pesados Carlos Moreno (mentor da "Cidade de 15 Minutos"), Jonathan Reichental (livro "Smart Cities for Dummies"), Piero Pelizzaro (Smart City Milan), Martin Barry (Manifesto Market) e também Laila Al-Hadhrami, Federico De Arteaga Vidiella, Inga Hlin Palsdottir, Eliana Bejanaro, Sasha Qian, e muitos outros. Imperdível!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.