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Ricardo Cavallini

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

IA que simula conversas humanas será morte ou o futuro do Google?

ChatGPT, chat criado pelo laboratório de pesquisa em inteligência artificial OpenAI, é apontado como a morte ou o futuro do Google - Pixabay/Pexels
ChatGPT, chat criado pelo laboratório de pesquisa em inteligência artificial OpenAI, é apontado como a morte ou o futuro do Google Imagem: Pixabay/Pexels

05/01/2023 04h00

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Email inválido

Tenho visto muita gente dizer que o ChatGPT é a morte do Google. Ou seu futuro. Caso você não saiba do que estou falando, trata-se de um chat criado pelo OpenAI, laboratório de pesquisa em inteligência artificial.

O chat tem chamado muita atenção ultimamente por sua incrível capacidade de responder às mais variadas perguntas, mas ele também pode criar coisas. Você pode, por exemplo, pedir para que ele escreva um código ou uma redação.

A ferramenta é incrível e até viciante. Lembro-me de sentir a mesma euforia que tive ao experimentar a Eliza, uma pseudo terapeuta lançada na década de 1960 e com a qual brinquei décadas depois. Em ambos os casos, dá para ficar horas brincando de fazer perguntas.

Mas a questão é: ele pode realmente substituir o Google na busca?

Claro que o Google tem suas próprias soluções para concorrer com o ChatGPT, mas a pergunta permanece: será que a busca como conhecemos hoje vai desaparecer? Acredito que essa análise precise ser feita em três pontos diferentes: financeiro, maturidade e amplitude.

Financeiro

Do ponto de vista financeiro, a ferramenta é muito mais custosa que uma busca simples - se é que podemos chamar o Google de simples.

É claro que essas tecnologias estão evoluindo exponencialmente, mas, ainda assim, não se trata apenas do custo por resposta, mas também do custo e do tempo de indexação e treinamento. É por isso que o ChatGPT não sabe responder sobre coisas que aconteceram em 2022. Nesse quesito, não se trata apenas de custo, mas de a ferramenta evoluir para conseguir gerar novos modelos sem ter que ser treinada do zero. Caso contrário, ela estará sempre desatualizada.

Também precisamos adicionar a necessidade de se encontrar um modelo de negócio. O Google insere links pagos no meio de nossas buscas. É assim que ele ganha dinheiro para bancar a solução. Como isso seria feito no caso do ChatGPT? Se alguém tem planos para substituir a busca do Google, precisará buscar essas respostas.

Maturidade

O segundo ponto, que chamei de maturidade, tem relação com a velocidade e a veracidade. A capacidade da ferramenta de criar conteúdo cria uma linha tênue entre o que foi obtido do seu treinamento e o que foi criado pela ferramenta. É bem comum achar respostas maravilhosas mas que tenham algum erro grave no meio.

A ferramenta também é bem lenta quando comparada a uma busca simples, e, em alguns casos, isso a torna menos útil. Novamente, isso deve evoluir muito, mas ainda está bem longe do Google.

Amplitude

O terceiro e último ponto é o que chamei de amplitude. Assim como o ChatGPT pode ser usado para muitas coisas, isso também acontece com o Google. E, para muitas dessas coisas, uma busca simples é mais efetiva.

Muito do que faço no Google é, na verdade, uma maneira de achar um link. Por exemplo: se eu quero achar o Instagram de alguém e não sei nem escrever direito o nome dessa pessoa. Quero mais informação sobre e um jogo de videogame, como preço e vídeos com gameplay...

O vídeo em si é outro bom exemplo. Muitas respostas eu quero em vídeo, e, para isso, TikTok e YouTube são mais eficientes. Se quiser achar as últimas notícias sobre algum acontecimento, idem.

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, o recorde de tráfego nas buscas na ferramenta em seus 25 anos de existência foi durante as finais da Copa do Mundo.

Outra situação: queria pesquisar mais sobre a carreira de uma pessoa que quero entrevistar no meu podcast. Mesmo dando nome, sobrenome e contexto (dizer que ela trabalha com eSports no Brasil), o ChatGPT não foi capaz de achar nada.

O Google encontrou várias informações e matérias sobre a pessoa. Treinar a ferramenta em bilhões de parâmetros não é o mesmo que indexar toda a internet.

Muita gente usa o Google hoje para tarefas simples como fazer contas, usar o dicionário, buscar previsão do tempo. Você escreve uma palavra e rapidamente descobre a grafia correta. Para isso, a busca simples resolve facilmente e de forma mais rápida. Em alguns testes que fiz escrevendo errado, o ChatGPT não corrigiu a ortografia e ainda usou a palavra escrita de forma errada em suas respostas.

Outro ponto tem relação com o nível de chancela ou autoridade. Em muitas situações, é importante saber de onde a resposta está vindo. É um especialista renomado? É alguém que você conhece, acompanha e gosta das opiniões? É um veículo que você considera sério?

Claro que muitos desses pontos podem ser arrumados, mas não deixariam de ser uma mistura das duas ferramentas. Porém, alguns deles vão contra a lógica da IA, que funciona analisando bilhões de parâmetros e montando um modelo. Não é uma base indexada como funciona a ferramenta de busca tradicional.

A vantagem da IA

É claro que, assim como algumas coisas serão melhores na busca simples, o ChatGPT terá vantagens em outras. Se eu quero aprender algo como, por exemplo, mudar uma configuração específica em um aplicativo, o chat resume isso de forma bem didática. Apesar de o Google escolher a resposta mais adequada, nem sempre ela está bem resumida ou é fácil de entender.

Ou então quando precisamos de uma informação que parece simples, mas é incomum, como qual o tamanho da cidade de São Paulo do ponto mais ao norte ao mais ao sul em quilômetros?

As respostas no Google apontavam todas para área, ou seja, quilômetros quadrados. Algumas, para distâncias percorridas por bicicleta ou carro. O ChatGPT respondeu de primeira: "São Paulo é uma cidade muito grande e se estende por cerca de 1.530 quilômetros quadrados. A distância entre os pontos mais ao norte e mais ao sul da cidade é de cerca de 70 quilômetros. No entanto, essa distância varia dependendo do trajeto escolhido e das condições de trânsito."

Outro ponto é quando queremos informações com níveis de profundidade, ou seja, queremos saber mais sobre um assunto, e uma única pergunta não será suficiente. Você pode não apenas fazer todas essas perguntas de uma vez ou separado, pois o ChatGPT entende que uma pergunta está relacionada a outra.

Assim como outras vezes em que as pessoas decretaram a morte de uma tecnologia ou de uma ferramenta, a busca tradicional continuará tendo seu lugar no mundo. Porém, isso não quer dizer que o ChatGPT ou outras soluções similares não tenham grande impacto.

Quando quero aprender algo, uma boa parte das buscas eu faço no YouTube. Agora, quando quero respostas mais curtas, no TikTok. Então, mesmo que essas outras formas de busca não substituam totalmente a busca do Google, elas podem ter grande impacto em sua receita.