Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ciência é criação, e pandemia dificulta avanço com cientistas distantes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando pensamos no trabalho de cientistas, muitas vezes a imagem que vem à mente é uma pessoa de jaleco em um laboratório, usando equipamentos de alta tecnologia. Mas será que isso é tudo?
É verdade, em muitos casos isso faz parte do dia a dia de pesquisadores —embora não seja exatamente o meu caso, como astrônomo que passa a maior parte do dia em frente ao computador. Ainda assim, uma etapa importante do trabalho de qualquer cientista é o que vem depois do resultado: a divulgação de seu trabalho.
Parte disso é escrever artigos científicos, que serão publicados em revistas especializadas e lidos por colegas ao redor do planeta, mas outra parte é a participação em conferências. E isso simplesmente não é o mesmo em tempo de pandemia.
Pensei nisso porque, nesta semana, estou participando da Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. É um encontro tradicional, que infelizmente foi cancelado no ano passado devido à pandemia, mas que em 2021 foi realizado virtualmente.
É incrível pensar que a tecnologia de comunicação nos permite participar de conferências à distância. Ao mesmo tempo, é importante ter consciência de que a experiência não é a mesma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.