99: o que é, como funciona o app e outras dúvidas dos passageiros
Vinícius de Oliveira
Colaboração para Tilt
23/05/2021 04h00
A 99 é uma das principais empresas de transporte individual com carros particulares em atividade no Brasil. Com diversas categorias de automóveis, o aplicativo permite escolher a melhor opção antes de iniciar a viagem graças à estimativa de preço.
Para tirar as dúvidas dos passageiros, Tilt reuniu as principais perguntas sobre o aplicativo.
O que é o aplicativo da 99?
A 99 é um aplicativo de transporte individual de passageiros. Com um cadastro na plataforma, é possível solicitar uma corrida para um motorista parceiro que esteja por perto.
Como funciona o app da 99?
Após instalar o aplicativo da 99 em um celular, coloque o endereço de destino no campo "Para onde vamos?". Em seguida, selecione uma categoria de corrida, escolha a forma de pagamento e clique em "Confirmar". Os valores da corrida podem variar conforme a categoria escolhida. Confira se o local de partida está correto e clique em "Tudo certo, pode chamar".
Onde baixo o app da 99?
Você pode baixar o aplicativo da 99 para passageiros na Play Store, para celulares Android, ou na App Store, para celulares com sistema iOS.
Quais as opções para viajar no app da 99?
Existem várias categorias para viajar com a 99 e cada uma delas exige requisitos específicos dos veículos ou motoristas para transporte dos passageiros. O valor da corrida também varia em cada categoria, mas algumas não estão disponíveis em todas as regiões. Veja a seguir as principais:
- 99Pop: corridas com preços baixos e carros mais simples;
- 99Poupa: corridas 15% mais baratas que o 99Pop, com tempo de espera maior;
- 99Compartilha: corridas com mais preços baixos que o 99Pop, podendo ser divididas com um ou dois passageiros com destinos próximos ao seu;
- 99Entrega: similar ao 99Pop, mas ao invés de transportar pessoas, transporta itens pessoais; pode ser usada tanto para entregar quanto para buscar algo;
- 99Comfort: corridas com preços intermediários, com motoristas com avaliação acima de 4,6 (de um total de 5); os veículos aprovados também são selecionados por modelo e por ano de fabricação mais recente;
- 99Táxi: corridas com preços intermediários, com carros cadastrados como táxi nas prefeituras da cidade em que o serviço é ofertado; oferece até 30% de desconto em relação ao taxímetro;
- 99Táxi Comum: corridas com preços mais altos, com carros cadastrados como táxi; não possui desconto em relação ao valor do taxímetro;
- 99Táxi Top: com preços mais altos, essa categoria prioriza veículos de alto padrão; todos os carros são pretos e estão cadastrados como táxi.
O que é a 99 Food?
Criada em dezembro de 2019, a 99 Food é um aplicativo da empresa 99 para entrega de refeições. Está presente em 23 cidades e tem mais de 50 mil restaurantes cadastrados. Com o aumento de delivery durante a pandemia, registrou um crescimento de 35% no número de usuários. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Como funciona o 99Entrega?
Se você deseja entregar ou retirar um item pessoal, você pode utilizar o serviço do 99Entrega. Você escolhe o endereço onde será retirado o objeto e onde ele será entregue. Após selecionar a categoria e a forma de pagamento, um motorista irá retirar o item no endereço indicado.
A 99 aconselha que o objeto esteja em uma embalagem lacrada, que não seja transparente. São permitidos o transporte apenas de itens permitidos por lei, com até 10 kg, com valor de até R$ 500 e que caibam no porta-malas. Quem solicitar a corrida é quem paga por ela.
Quais itens não são permitidos no 99Entrega?
De acordo com os termos de uso da 99, não é permitido transportar:
- dinheiro;
- cheque ou títulos de crédito;
- produtos ilícitos ou roubados
- bebidas alcóolicas;
- tabaco;
- animais;
- armas de fogo ou munições;
- materiais inflamáveis, combustíveis, explosivos ou venenosos;
- entorpecentes;
- joias ou outros objetos de alto valor;
- vale presentes;
- medicamentos de uso controlado, entre outros.
Quais são as formas de pagamento aceitas pela 99?
Você pode pagar em dinheiro ou cartão de débito diretamente para o motorista. Também pode utilizar o app da 99 para pagar com cartão de crédito, débito, Apple Pay, Paypal, 99 Pay ou voucher corporativo.
O que faço se esqueci um objeto no carro da 99?
Você pode entrar em contato diretamente com o motorista até três dias (72 horas) depois da corrida, pelo próprio aplicativo da 99. para isso:
- Vá no menu que está no canto esquerdo na parte de cima da tela;
- Clique na opção "Ajuda";
- selecione "Esqueci um item no carro";
- Faça uma breve descrição do objeto perdido;
- clique em "Enviar".
Vai aparecer um botão para efetuar uma ligação para o motorista ou encaminhar uma mensagem para ele dentro do aplicativo. Caso a corrida tenha mais de 72 horas, vai aparecer a opção "Clique para contato com o nosso atendimento". Assim, a 99 irá intermediar o seu contato com o motorista parceiro.
Se o objeto esquecido for seu celular, outra pessoa pode entrar no aplicativo e selecionar a opção "Meu amigo perdeu o celular em uma corrida". Será preciso informar dados como nome da pessoa, telefone e e-mail cadastrados no app, dados da corrida, modelo do celular e número de telefone para entrar em contato.
Como é calculado o valor da corrida da 99?
Quando você solicita uma corrida no aplicativo da 99, uma estimativa de preço é exibida para ajudar a saber quanto você vai gastar.
De acordo com a empresa, são considerados o tempo de viagem, a distância e a rota para calcular a tarifa. Caso a corrida exceda significativamente uma dessas estimativas, o preço é recalculado. Por isso, o valor final pode ser diferente do que foi exibido na estimativa inicial.
Outro fator que influencia o valor das corridas com a 99 é a tarifa dinâmica. Quando há poucos motoristas em uma área e muitos chamados, a tarifa base é elevada para atrair mais carros para a região, fazendo com que o tempo de espera diminua.
Qual a segurança de andar de 99?
A empresa faz o reconhecimento facial dos motoristas parceiros e disponibiliza uma assistência de segurança, que permite compartilhar a rota da corrida com contatos de confiança.
Também é possível gravar áudio de conversas inadequadas e a inteligência artificial detecta, através do GPS, mudanças de rotas inesperadas ou paradas além do previsto.
A 99 possui ainda uma Central de Segurança que pode ser acionada 24 horas por dia e 7 dias por semana, dedicada para atender casos relacionados à integridade física do passageiro ou motoristas. Caso você se sinta ameaçado ou vulnerável durante uma corrida, ou se quiser relatar um acidente de trânsito ou assalto, basta ligar para 0800-888-8999.
Quais os concorrentes da 99?
Os principais concorrentes da 99 são a Uber, o Lady Driver e o Cabify. O Cabify divulgou que deixa de Brasil após o dia 14 de junho. Em alguns países também há o app Lyft, que ainda não está disponível em território brasileiro.