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Instagram Business: qual a diferença para contas comuns e para que serve?

Instagram para empresas (for Business): saiba como usar, para que serve e diferenças - Getty Images
Instagram para empresas (for Business): saiba como usar, para que serve e diferenças Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt

04/01/2022 04h00Atualizada em 18/05/2022 12h50

As redes sociais já se mostraram ótimas aliadas de quem tem o próprio negócio e quer alavancar as vendas e serviços que oferece. Algumas, como é o caso do Instagram empresarial - ou for Business, em inglês -, oferecem mecanismos especiais que permitem conhecer o público da marca e, consequentemente, produzir conteúdo direcionado a elas.

Tilt preparou um guia para tirar todas as suas dúvidas da ferramenta. Confira abaixo:

Instagram Business: como fazer e para que serve

O que é o Instagram empresarial?

O Instagram empresarial é, como o nome diz, um perfil para empresas e criadores de conteúdo. Ele foi criado em 2016 e oferece ferramentas que permitem ao dono da conta conhecer melhor o público e o perfil dos clientes, impulsionar postagens e fazer anúncios - além de disponibilizar maiores opções de contato com os clientes, a partir de botões de "call to action" como e-mail, telefone e endereço.

Como fazer um Instagram empresarial?

A mudança é simples e pode ser feita pelo próprio dono da conta, sem precisar de autorização ou confirmação do Instagram para isso - ao contrário do selo azul de verificação.

Em primeiro lugar, o perfil deve ser público. Ainda não é possível que perfis privados se tornem empresariais. Se for o seu caso, a mudança pode ser feita em Perfil inicial > Configurações > Privacidade > desabilitar 'Conta Privada'.

Feito isso, a mudança para perfil empresarial pode acontecer de duas maneiras:

  1. Perfil inicial > Editar Perfil > Mudar para conta profissional

ou

  1. Perfil inicial > Configurações > Conta > Mudar para conta profissional

Depois, você deve escolher a categoria que o perfil se encaixa e se a conta é de um "Criador de conteúdo" ou "empresa". O primeiro deve ser usado por figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas e influenciadores. O segundo, para varejistas, negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviços.

Em seguida, insira seu email, número e endereço de contato. Você também pode conectar o perfil a uma página do Facebook -o que não é obrigatório, mas pode ser necessário caso queira fazer publicações cruzadas entre as redes sociais ou promover anúncios e ferramentas de compra.

Para que serve um Instagram empresarial?

Como a própria plataforma sugere, o Instagram empresarial tem três funções principais: saber mais sobre os seguidores, alcançar mais pessoas e obter mais opções de contato. Juntos, esses três pontos podem resultar em estratégias de marketing mais certeiras e efetivas para o seu negócio.

Qualquer perfil pode virar empresarial?

Sim, qualquer perfil pode virar empresarial desde que ele seja público. Apesar da preferência por criadores de conteúdo e empresas, muitas pessoas comuns usam a conta do Instagram empresarial para ter acesso aos dados demográficos dos seguidores e conhecê-los melhor. Isso acontece tanto pela curiosidade quanto pela expectativa de iniciar uma carreira de influenciador, já que a plataforma abrange diversos nichos.

Qual a diferença de uma conta normal e empresarial?

Para quem olha de fora, quase nada muda: a aparência do Instagram empresarial é muito semelhante à de um perfil comum. O dono da conta pode escolher adicionar a categoria (jornalista, artista, empreendedor, etc) do Instagram e torná-la visível logo abaixo do nome, na cor cinza claro -o que não é obrigatório.

Para quem oferece serviços, já é possível disponibilizar atalhos de "pedir refeição" ou "reservar" e sincronizar o perfil com plataformas parceiras (ex. iFood, Rappi, Uber Eats, Goomer, etc) no mesmo local que, em perfis normais, fica o botão de "Seguir" e "Mensagem".

Por trás das postagens, o dono da conta tem acesso a informações valiosas sobre a performance das suas postagens e seguidores - os chamados "Insights". Você pode escolher ver os resultados entre os últimos 7, 14, 30 ou 90 dias.

Com isso, é possível acompanhar, em porcentagem, as variações de contas alcançadas, engajamento e total de seguidores - além do desempenho das postagens do feed, reels e stories. Entre outras informações, você pode ver a interação de seguidores e não seguidores, de quais cidades e países mais pessoas acessam o perfil, idade, gênero e o período em que seu perfil fica mais ativo.

Como adicionar mais opções de contato no meu Instagram empresarial?

Em um perfil comum, ao lado do botão "Seguir' só está disponibilizado o acesso às mensagens diretas. Para quem tem o Instagram empresarial, podem ser adicionados também o telefone, o endereço, o email de contato e o WhatsApp Business. A configuração é simples e pode ser feita a partir da página inicial.

Editar perfil > Informações comerciais públicas > Opções de contato

Para quem precisa adicionar serviços, como delivery ou reserva, o caminho é bem parecido:

Editar perfil > Informações comerciais públicas > Botões de ação

Depois, basta selecionar a empresa parceira do seu negócio e prosseguir com o login.

Como vender produtos pelo Instagram empresarial?

Para os perfis empresariais, o Instagram oferece o recurso "Compras" na própria plataforma. De acordo com o site da rede social, é possível que a marca ofereça fotos e vídeos dos produtos como um catálogo ou vitrine na página principal, identificada pelo desenho de uma sacola.

Lá, o consumidor pode explorar coleções e pesquisar produtos. Ao escolher algum específico, uma nova janela se abre com mais informações. Para finalizar a operação, o cliente pode ser redirecionado para o site oficial ou concluir a operação no próprio aplicativo. Além disso, no próprio feed, as peças ofertadas podem ser marcadas com o link para a compra - aumentando a visibilidade para além da aba "shopping".

Para criar essa aba, o caminho é um pouco mais complexo. Primeiro, é preciso que a empresa se encaixe na categoria "Venda" no Instagram. Depois, verificar se a empresa cumpre algumas regras específicas - como os Requisitos de Qualificação para Comércio e se a empresa está em um mercado aceito. Confira todas as especificações aqui.

Após esses passos mais burocráticos, é hora de configurar a loja e preencher os detalhes no Gerenciador de Comércio da plataforma. Depois que escolher os canais de venda, arrumar o catálogo e definir onde as operações serão concluídas, todas as informações são enviadas para análise e aprovação do Instagram. Se estiver tudo certo, ela vai ao ar.

Quais são as regras para contas empresariais no Instagram?

Hoje, não existem regras específicas para a criação de um perfil empresarial no Instagram, além do perfil estar público. Há alguns anos, existiam limitações de número mínimo de seguidores e vinculação de uma página no Facebook.

Apesar disso não ser obrigatório, a vinculação com a outra rede social da Meta, empresa também de Mark Zuckerberg, é essencial para algumas funcionalidades do perfil "for Business" - é o caso da página "Compras" ou do impulsionamento pago de publicações.

Por que as métricas do Instagram empresarial são boas para meu negócio?

Conhecer os chamados "dados demográficos" do seu público é uma chave e tanto para promover campanhas de marketing direcionadas a quem tem interesse pelo seu produto -seja um gênero específico, uma faixa etária ou até uma região do país.

Além disso, você consegue saber qual tipo de publicação e conteúdo é mais bem aceito pelos seus seguidores, em quais horários e dias da semana, e com o que eles gostam de interagir através dos dados de alcance, impressão e engajamento.

Tudo isso, quando bem trabalhado, pode impulsionar vendas e atrair novos seguidores, o que pode ajudar a expandir o negócio na plataforma e fora da tela.

O que é "promover publicação" no Instagram e como fazer isso?

Promover uma publicação é, em poucas palavras, transformá-la em anúncio dentro do próprio Instagram. A ação pode ser feita com qualquer post, mas a recomendação é impulsionar algum conteúdo que já tenha boa performance -ou seja, teve um bom engajamento orgânico (sem interferência externa, apenas dos algoritmos). Em geral, o próprio Instagram sugere algumas postagens para serem "turbinadas". Lembrando: essa é uma das ações que exigem a vinculação com alguma página do Facebook.

Ao escolher o conteúdo, clique em "Turbinar publicação". Em seguida, selecione seu objetivo: mais visitas ao perfil, mais acessos ao site ou mais mensagens. O público-alvo, que pode ser personalizado ou pré-definido automaticamente pela plataforma. Por último, defina o tempo que o anúncio deve ficar no ar. Quanto maior a exposição, maior o investimento. É possível promover postagens a partir de R$ 7/dia.

Quais os benefícios do Instagram empresarial?

Como já falamos, as informações fornecidas pelo Instagram empresarial são muito valiosas para quem tem um negócio ou trabalha com criação de conteúdo. A maior vantagem é que tudo é fornecido sem qualquer custo para o dono da conta - apenas recursos extras, como o "Promover", são pagos.

Com isso, você aprende mais sobre o seu público, gera conteúdo feito diretamente para eles e que podem resultar no impulsionamento do seu negócio. Tudo isso pode ser convertido em audiência ou vendas no futuro. A comunicação também é facilitada, já que as pessoas poderão te encontrar além da famosa "DM". Email e telefone podem ficar disponíveis no perfil, assim como atalho para compras e reservas.

O que é parceria paga e a importância de sinalizar esse tipo de conteúdo?

Quem trabalha como criador de conteúdo ou influenciador digital pode fazer parcerias com marcas para divulgar produtos e serviços. Porém, sempre que essas operações envolverem pagamentos, elas devem ser sinalizadas. Para quem utiliza o Instagram empresarial, essa é mais uma vantagem.

Em um post pago, é possível destacar logo em cima, onde fica a "Localização", abaixo do username, que aquele conteúdo é fruto de um contrato. No Brasil, essa identificação é obrigatória e as publicidades são fiscalizadas pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) - e o órgão não reconhece hashtags como #publi ou #ad.

Instagram empresarial e "selo azul" de verificação são a mesma coisa?

Não. Como explicado anteriormente, o Instagram empresarial fornece diversas informações sobre o conteúdo e seguidores aos donos da conta para melhor uso e performance na plataforma. Já o selo verificado é usado para mostrar que o Instagram confirmou que o perfil é a presença real de figuras públicas, celebridades ou marcas.

Para solicitar o selo azul, é preciso acessar: Configurações > Conta > Solicitar verificação

Depois, é necessário preencher um formulário autenticando dados pessoais, notabilidade e identificando links que comprovem interesse público no conteúdo daquele Instagram - como artigos, contas de outras redes sociais e links diversos.