Omegle é seguro? Site que deixa falar com estranhos bomba; saiba tudo
Vinícius de Oliveira
Colaboração para Tilt, em São Paulo
25/09/2021 04h00
Se você usa a internet com frequência para acessar as redes sociais, você já deve ter ouvido falar do Omegle. A plataforma, que foi lançada em 2009, permite que pessoas do mundo inteiro se conectem sem necessidade de cadastro ou sistema de identificação do usuário.
Com a pandemia, o site ganhou força e se popularizou como uma forma de driblar os dias de isolamento. Além disso, gravações de conversas entre brasileiros e gringos fizeram a fama da ferramenta entre os jovens por aqui. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o Omegle, Tilt respondeu às principais perguntas sobre a plataforma.
Confira a seguir:
Omegle: o que é, como funciona e mais
O que é Omegle?
Criado em 2009 pelo estudante americano Leif K-Brooks, o Omegle é uma plataforma que permite que as pessoas se conectem umas com as outras de qualquer parte do mundo de forma aleatória. As conversas podem ser por chat ou vídeo, mas a maioria das pessoas prefere utilizar câmeras para conversar.
Como usar o Omegle?
Para usar o Omegle basta entrar no site oficial da ferramenta. Um texto em inglês é exibido e, logo abaixo dele, há três opções de conversa: "Text", "Video" e "College student chat".
Para conversar por texto, selecione o idioma de sua preferência e depois clique em "Text". Para usar sua câmera, opte pela opção "Video". Caso você tenha um e-mail de alguma universidade que termine em ".edu", você pode tentar conversar com outros universitários na opção "College student chat".
Também há opção de achar pessoas aleatórias com os mesmos interesses que você. Para isso, escreva algumas palavras no campo "Add your interests (optional)". Mantenha a opção "Find strangers with common interests" selecionada e clique em "Text" ou "Video" para começar a conversar com alguém.
Como se cadastrar no Omegle?
O Omegle não exige nenhum tipo de cadastro, nem informações pessoais como nome ou idade para acesso à plataforma.
Quem pode usar o Omegle?
De acordo com os Termos de Serviço, pode usar o Omegle qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos ou adolescentes com mais de 13 anos, desde que sob supervisão dos pais.
Que perguntas fazer no Omegle?
Existem diversas perguntas que podem ser feitas para outros usuários no Omegle, mas para te ajudar, separamos cinco perguntas interessantes para quebrar o gelo:
- Qual é o seu trabalho dos sonhos?
- O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
- Para qual lugar você gostaria de viajar?
- Como seria um dia perfeito para você?
- O que mais te deixa empolgado atualmente?
É seguro usar o Omegle?
Assim como todas as redes sociais, o Omegle precisa ser usado com cautela. Como não há nenhum tipo de cadastro, não dá para saber quem está do outro lado do computador. Informações trocadas nas conversas podem ser utilizadas por pessoas mal-intencionadas para cometer crimes, por exemplo.
Além disso, apesar de ser indicada para maiores de idade ou adolescentes sob supervisão dos pais, a plataforma não possui nenhuma verificação de idade e não bloqueia o uso por crianças. Por isso, o Omegle acaba tendo muito conteúdo inapropriado para certas idades.
Segundo reportagem publicada pela BBC no início deste ano, o site é acusado de ser conivente com a reprodução de pornografia - por vezes, com conteúdo infantil - e a plataforma já foi usada para identificar atuação de pedófilos na internet.
Crianças podem usar o Omegle?
Conforme dito anteriormente, a plataforma é recomendada somente para adultos. Jovens entre 13 e 18 anos podem usar o Omegle, desde que acompanhados e sob supervisão dos responsáveis. Crianças não devem usar a plataforma.
Posso pegar vírus usando o Omegle?
O site do Omegle é bastante seguro. Porém, assim como em qualquer bate-papo, evite clicar em links que sejam enviados para você em conversas. Alguns usuários maliciosos e robôs podem tentar roubar dados e informações do seu computador através dessas URLs.
O Omegle possui app?
Não existe uma versão oficial do Omegle para dispositivos móveis. Porém, há outros aplicativos que têm funções similares à plataforma.
Existem outros serviços parecidos com o Omegle?
Existem vários outros apps similares ao Omegle. Entre eles estão o OmeTV (Android), que faz referência à plataforma no próprio nome. O aplicativo permite o encontro aleatório com estranhos, uso de chamadas de vídeo e comandos rápidos para trocar de conversa.
Outra opção é o Ablo (disponível para iOS e Android). A ideia do aplicativo é simular uma viagem entre as pessoas conectadas de forma aleatória. O aplicativo também permite a publicação de vídeos curtos, como no TikTok, e faz a tradução simultânea de conversas em alguns casos.
Para completar a lista, temos o Yubo (disponível para iOS e Android) que permite conversas em vídeos com amigos ou pessoas aleatórias. Você pode criar a sua própria live ou entrar em uma já existente. O app possui uma parceria com o Snapchat, permitindo o uso de filtros nas chamadas de vídeo.
Quais os prós e contras do Omegle?
O Omegle possui várias vantagens e desvantagens em seu uso. Entre os prós da plataforma está a possibilidade de conversar com pessoas aleatórias sobre qualquer assunto que seja do seu interesse em vídeo ou por texto. Além disso, não é necessário fazer qualquer cadastro para utilizar a ferramenta.
No entanto, a lista de contras é algo a ser considerada. Praticamente não existe moderação do conteúdo veiculado dentro do Omegle, o que permite contas falsas e bots. Também não é possível filtrar por gênero ou idade as pessoas que você gostaria de falar.
Você pode ser banido do Omegle?
Sim. Caso você seja denunciado por quebrar alguma das regras do Omegle, você pode acabar sendo banido e não conseguir acessar mais a plataforma. Esse banimento é baseado no seu endereço de IP, que é um número que identifica um dispositivo na internet.
O que fazer se você for banido do Omegle?
Como o banimento do Omegle é feito pelo endereço de IP, você tem algumas maneiras de contorná-lo. A primeira e mais simples delas é usar outro computador ou celular com internet para acessar o site. A segunda é instalando uma rede privada virtual (VPN), que irá definir um novo IP para você e permitirá que você use novamente o Omegle. As mais populares são a Express VPN, Cyber Ghost e Private Internet Access
O Omegle tem uma sessão não-moderada?
Sim, há uma parte do Omegle que não faz moderação dos chats. Na página principal, clique em "Unmoderated section" para acessá-la. Aceite os Termos de Serviço e Política de Privacidade e você poderá se conectar com pessoas do mundo todo. Essa área normalmente é utilizada para quem gosta de compartilhar conteúdo mais picante.