11 expressões do nosso cotidiano que pareceriam loucura no passado
“Dá um Google”. “Manda um Whats”. “Joga no Waze”. Que atire a primeira pedra quem não usou pelo menos uma dessas expressões no dia a dia. O mundo da tecnologia é um prato cheio para a criação de frases que pareceriam loucura se disséssemos no passado. E olha que não são poucos os exemplos.
O fenômeno, para linguistas, é a prova concreta de que a língua não é permanente e está em constante mudança. A tecnologia, como a cultura pop, é um dos exemplos mais claros de como o que falamos está em mudança ininterrupta.
São exemplos que mostram como as línguas são produtivas. Não pode achar que uma língua não vai mudar nunca, vai mudar sempre. Seja para extinguir coisas velhas ou criar novas coisas. É um mecanismo para vermos que não podemos regular a língua. Isso é uma questão de produtividade da língua” Maria Helena de Moura Neves, professora de linguística da Unesp de Araraquara
Os casos exemplificados do mundo tecnológico são, segundo Maria Helena, um jogo utilizando uma metáfora ou metonímia, com auxílio de um verbo de suporte (dar, jogar, etc). A metáfora é uma figura de linguagem que tem a ver com comparação. A metonímia é uma troca de um termo por outro em uma relação de proximidade.
Como a tecnologia está em constante evolução, o que nós dizemos também muda constantemente. Por isso, alguns termos podem ficar ultrapassados e serem substituídos por outros – o termo GPS, por exemplo, é muitas vezes usado como sinônimo de Waze. Essas expressões ainda podem circular em diferentes níveis da sociedade. Ah, e não, não é errado usar tais expressões.
“Não tem nada a ver com errado. É uma coisa que é criada. Às vezes é um grupo só que utiliza isso, às vezes esse grupo se amplia e vira coisa de toda a sociedade. Até que chegue um tempo que não é mais tecnologia nova e vai caducando”, explica Maria Helena.
O UOL Tecnologia separou abaixo 11 exemplos de expressões bastante usadas atualmente e que têm a ver com o mundo tecnológico. Se você se lembrar de outras, escreva nos comentários.
11 expressões com raízes na tecnologia
-
"Dá um Google"
Essa é uma das mais antigas e populares. Atualmente, "dar um Google" surge quando nos perguntam alguma coisa e também não sabemos a resposta. Seja dicionário ou qualquer outra pesquisa, dar um Google é a solução sempre.
-
"Manda um Whats" (ou "vem de Zap")
Está certo que bastante gente ainda usa "manda uma mensagem", mas cada vez mais "manda um Whats" vem substituindo isso. O popular aplicativo de mensagens usado por praticamente todo brasileiro que tem celular virou sinônimo de mensagem no smartphone. O mesmo vale para a expressão da zoeira "vem de Zap" ou até "me chama no Whats".
-
"Joga no Waze"
O "joga no Waze" ou "põe no Waze" veio para substituir o "coloca no GPS". Isso porque o aplicativo que mostra em tempo real o trânsito das cidades e sugere outras rotas ganhou tamanha popularidade no Brasil que virou sinônimo de navegação com automóvel.
-
"Esses dois deram match"
Tudo bem que match é uma palavra da língua inglesa já usada neste sentido por lá, mas no Brasil nunca teve muito por que usar ela. Até a chegada do aplicativo de encontros Tinder. Quando duas pessoas se curtem no app, aparece a frase "It's a match". Os mais jovens já adotaram isso para o dia a dia e, quando um casal dá certo, dizem "deu match".
-
"Vai virar meme"
Se alguém faz alguma coisa embaraçosa ou passa vergonha de algum jeito, tem boas chances de ouvir a frase "vai virar meme". Ainda mais no Brasil, onde a internet virou o reino da zoeira e dos memes - essas imagens com frases engraçadas ou montagens que viralizam rapidamente.
-
"Posta no Face"
Imagine você dizendo isso há 10 anos. Não faria sentido, né? Agora, quando alguém tira uma foto com outra pessoa, há duas maneiras de reagir a isso: pedir para enviar por mensagem ou, o que tem se tornado cada vez mais popular, já falar "posta no Facebook e me marca". Afinal, esse é cada vez mais o destino das fotos mesmo, né?
-
"Essa aí é foto de perfil"
Taí uma expressão que pode configurar uma metáfora. Quando uma pessoa tira uma foto extremamente bonita, é comum outros elogiarem através da seguinte frase: "nossa, essa aí é foto de perfil!". Isso quer dizer que a imagem é tão bonita e que a pessoa está tão bem que vale até virar a foto do perfil do usuário em redes sociais, onde colocamos a foto que mais nos agrada. Impressionante como dizemos essas coisas sem nem perceber.
-
"Stalkeia o perfil dele(a)"
Mais uma vez: imagine esta frase há uns bons anos atrás. Não faria nenhum sentido. Primeiro que stalkear talvez não significasse nada para os brasileiros e segundo porque não existiria perfil algum para ser stalkeado. Esse hábito começou com Orkut, a primeira rede social no formato que conhecemos hoje. E fala sério: quem aí nunca stalkeou (ou espiou) o perfil alheio?
-
"Tem na Netflix?"
Com cada vez mais usuários no Brasil, a Netflix virou a referência quando o assunto é filmes e seriados. Sempre que alguém vem recomendar uma série nova ou um filme para outra pessoa, a resposta é normalmente uma pergunta: "tem na Netflix?". A queridinha dos serviços de stream agora é a base para muitos decidirem o que vão assistir.
-
"Vê na Wikipedia"
Basicamente é o mesmo contexto do Google, mas a Wikipedia já é grande o suficiente para ter seu próprio termo. Em vez da enciclopédia (ou "da Barsa", que os mais novinhos nem devem imaginar o que é), agora tudo o que queremos saber está na Wikipedia. A página é queridinha entre estudantes e também entre quem não estuda mais, além de estar sempre presente no topo das buscas do Google.
-
"Para a galera do 3G"
Essa expressão é muito comum no ambiente digital, principalmente no Facebook. Ela pode ser vista em comentários de links em que um usuário dá um "spoiler" do que o link se trata. "Para a galera do 3G" significa uma forma de ajudar quem está usando os dados móveis do celular na rua a economizar, mesmo que seja pouco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.