As missões de exploração a Marte
Paris, 10 Jul 2020 (AFP) - Desde 1960, cerca de quarenta missões tentaram explorar o planeta Marte, mas menos da metade teve sucesso. No entanto, o interesse no Planeta Vermelho continua e há novas missões em andamento.
- 1960-1964: fracassos soviéticos -A União Soviética foi a primeira a enviar sondas a partir do outono de 1960, apenas três anos após o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. Porém, durante quatro anos, sofreu inúmeros fracassos.
Marsnik 1 e 2, as duas primeiras sondas lançadas em outubro de 1960, falharam em alcançar a órbita da Terra.
Dois anos depois, houve um novo fracasso, quando o Sputnik 22 se desintegrou logo após seu lançamento.
Em 1962, Marte 1 foi o primeiro dispositivo a deixar a atração terrestre, mas a comunicação foi interrompida alguns meses depois.
A Zond 2, uma sonda lançada no final de 1964, não conseguiu fazer as observações previstas, mas foi a primeira a se aproximar de Marte.
- 1965: Mariner 4 sobrevoa Marte -Em 15 de julho de 1965, a sonda americana Mariner 4 entrou para a História voando sobre o Planeta Vermelho.
Conseguiu transmitir quase 20 fotografias e revelou uma superfície desértica cheia de crateras.
Em 1969 foram registrados novos sucessos americanos com Mariner 6 e 7, reunindo dezenas de imagens.
- 1971: primeiro satélite -Mariner 9 tornou-se o primeiro satélite ao redor de Marte em novembro de 1971, do qual fez um mapa fotográfico detalhado, mostrando sinais de vulcanismo e erosão fluvial.
Em dezembro, a sonda soviética Mars 3 atingiu a superfície de Marte, mas foi largada no meio de uma tempestade de poeira e só conseguiu transmitir alguns dados.
Dias antes, Mars 2 também conseguiu se colocar em órbita, mas o módulo de pouso caiu.
- 1976: Viking 1 e 2 pousam em Marte -Os Estados Unidos foram o primeiro país a operar aparelhos em Marte: em julho de 1976, a sonda Viking 1 foi a primeira nave a pousar suavemente em outro planeta, seguida em setembro pela Viking 2.
Sua missão permitiu reunir mais de 50.000 fotografias e mostrar que no solo de Marte não havia sinais de vida.
- 1997: Mars Pathfinder e Sojourner -As missões a Marte foram retomadas na década de 1990 com resultados mistos e sete sondas perdidas.
Em julho de 1997, a Mars Pathfinder conseguiu colocar o pequeno robô móvel Sojourner no planeta. Por nove anos, ele conseguiu reunir dados detalhados e detectou a presença de minerais no planeta.
No ano seguinte, o Japão lançou Nozomi, que não entrou em órbita.
- 2003: missão europeia Mars Express -A sonda Mars Express, lançada por iniciativa da Agência Espacial Europeia, começou a gravitar em torno de Marte em dezembro de 2003 e está atualmente operacional.
No entanto, o Beagle 2 lançado no planeta não deu sinais de vida, embora tenha sido localizado na superfície em janeiro de 2015.
- 2004: Spirit e Opportunity -Em janeiro de 2004, dois robôs geológicos americanos pousaram em Marte, uma missão que continuou até 2010 no caso do Spirit e até 2018 no caso do Opportunity.
O Opportunity, um robô de exploração que alcançou o recorde de distância percorrida em um corpo celeste (45 km), enviou mais de 200.000 imagens à Terra e descobriu indicações de ambientes úmidos.
- 2012: Curiosity, ainda ativo -O robô americano Curiosity pousou suavemente em Marte em agosto de 2012.
É o único dispositivo ainda ativo em Marte que permitiu mostrar que o planeta foi propício à vida de micróbios em um passado remoto e é por isso que é potencialmente habitável.
Em maio de 2008, o Phoenix, outro dispositivo americano, conseguiu sondar o permafrost e confirmar a presença de água gelada.
- 2014: Índia coloca sonda em órbita -Em setembro de 2014, a Índia lançou com sucesso uma sonda em órbita. O objetivo da missão Mars Orbiter era medir a presença de metano. A sonda foi construída de forma rápida e barata.
- 2016: missão europeia ExoMars -Em outubro de 2016, a Europa não conseguiu colocar em órbita seu módulo de descida, mas conseguiu colocar a sonda de exploração TGO em órbita.
A missão russo-europeia ExoMars, que planejava enviar um robô para perfurar o solo de Marte no verão de 2020, foi adiada para 2022 devido a dificuldades técnicas, agravadas pela crise do coronavírus.
- 2020: três missões a Marte -Em julho de 2020, há três missões planejadas para Marte.
Os Emirados Árabes Unidos enviarão a primeira sonda árabe, a China lançará sua missão Tianwen-1, que inclui um veículo com controle remoto, e os Estados Unidos planejam enviar seu quinto veículo explorador, "Perseverance".
fm/pc/af/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.