Anote na agenda! Cápsula tripulada da SpaceX já tem data pra voltar à Terra
Os dois astronautas que tripulam a cápsula da SpaceX, que em maio viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS), chegarão à Terra em 2 de agosto, anunciou o diretor da Nasa (agência espacial norte-americana), na última sexta-feira (17).
"Estabelecemos 1º de agosto para a partida da cápsula Dragon Endeavour da SpaceX da Estação Espacial", tuitou Jim Bridenstine.
"O pouso está previsto para 2 de agosto. A data exata dependerá do clima", acrescentou.
Será o primeiro retorno tripulado da SpaceX à Terra, que no ano passado conseguiu trazer, sem incidentes, a cápsula vazia.
O retorno testará a resistência do escudo térmico da nave, que diminuirá a velocidade de descida com enormes paraquedas, usando o mesmo método das cápsulas Apolo nos anos 60 e 70.
Bob Behken e Doug Hurley partiram em 30 de maio de Cabo Canaveral, Flórida, na cápsula da SpaceX, na primeira viagem tripulada de uma empresa privada à ISS, devido a um contrato com a Nasa.
Foi também o primeiro voo espacial em solo americano tripulado desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais foi encerrado. Desde então, os astronautas americanos viajavam para a ISS nos foguetes Soyuz russos, que partem do Cazaquistão.
Espera-se que a cápsula Dragon faça uma ponte com a ISS, transportando regularmente quatro astronautas da Nasa e de agências associadas (do Canadá, Japão, Europa e possivelmente Rússia).
Atualmente, o francês Thomas Pesquet está treinando nos Estados Unidos para viajar para a ISS em uma Dragon em 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.