Quase 500 bancos públicos se comprometem com clima e desenvolvimento sustentável
Paris, 12 Nov 2020 (AFP) - Reunidos pela primeira vez em uma cúpula, cerca de 450 bancos públicos de desenvolvimento de todo mundo se comprometeram, nesta quinta-feira (12), a reorientar seus investimentos e fluxos financeiros para cumprir os objetivos climáticos e de desenvolvimento estabelecidos pela ONU e pelo Acordo de Paris em 2015.
Em uma declaração assinada na cúpula "Finance en Commun" (Finança em Comum), ligada ao Fórum da Paz de Paris, os bancos públicos se comprometeram a "reorientar suas estratégias, investimentos e atividades para contribuir com a aplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e do clima" adotados pela comunidade internacional em 2015.
Os bancos públicos de desenvolvimento investem 2,3 trilhões de dólares todo ano, ou seja, 10% do total do investimento mundial.
No documento assinado em Paris, que é muito geral e não contém nenhum compromisso quantificado, seus signatários se comprometem a "construir melhor" e a promover projetos que reduzam as desigualdades, protejam o clima e fomentem "um desenvolvimento sustentável e inclusivo".
"Pela primeira vez, contamos com uma coalizão mundial que se compromete com objetivos e normas comuns", disse Rémy Rioux, diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que promoveu a cúpula.
cf/meb/mb/aa/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.