Robô chinês Zhurong em Marte começa a explorar a superfície do planeta
O veículo de exploração chinês em Marte saiu de sua plataforma de pouso e começou a explorar a superfície neste sábado (22), informou a agência estatal de notícias Xinhua. A China é o segundo país a pousar e operar um rover no Planeta Vermelho.
O lançamento em julho de 2020 da sonda Tianwen-1 a Marte, que levava o rover Zhurong, foi um marco no programa espacial chinês.
Tianwen-1 pousou há uma semana em uma vasta planície de lava no norte, conhecida como Utopia Planitia, e transmitiu suas primeiras fotos da superfície alguns dias depois.
A sonda e o rover de Marte devem passar aproximadamente três meses capturando imagens, coletando dados geográficos e recolhendo e analisando amostras de rochas.
O Zhurong, de seis rodas, impulsionado por energia solar e de 240 quilos, leva o nome de um mítico deus chinês do fogo.
A China já enviou astronautas ao espaço, sondas à Lua e fez um rover pousar em Marte, a missão mais prestigiosa na competição internacional pelo domínio do espaço.
Estados Unidos e Rússia são os únicos outros países que chegaram a Marte, e somente os EUA operaram um rover na superfície.
Várias tentativas americanas, russas e europeias de pousar rovers em Marte fracassaram, a última em 2016 com o pouso forçado da nave espacial conjunta russo-europeia Schiaparelli.
A última chegada bem-sucedida ocorreu em fevereiro, quando a NASA, a agência espacial americana, pousou seu rover Perseverance, que desde então está explorando o planeta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.