'Tarde demais para ter medo', diz atriz russa que viajará à ISS
Moscou, 16 Set 2021 (AFP) - A atriz russa Yulia Peresild declarou nesta quinta-feira(16) que é "tarde demais para ter medo", duas semanas antes de sua decolagem para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde vai rodar o primeiro filme de ficção em órbita.
"Se você tem medo de lobos, não deve ir para a floresta. É tarde demais para ter medo", disse a atriz em entrevista coletiva online.
O diretor Klim Shipenko e Peresild partirão no dia 5 de outubro com o colega cosmonauta russo Anton Shkaplerov da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão, para uma missão de 12 dias à ISS, onde trabalharão em condições de gravidade zero.
"Será um drama", disse Shipenko, acrescentando que a heroína do filme é "uma médica que se propõe a viajar para a ISS para salvar a vida de um cosmonauta".
Anton Shkaplerov, comandante da missão espacial, além dos cosmonautas russos Oleg Novitski e Pyotr Dubrov, atualmente a bordo da estação, também participarão das filmagens como atores, acrescentou.
Yulia Peresild disse que adorou o voo de treinamento para a falta de gravidade a bordo de um avião da Iliushin. "Riram de nós, perguntando-se se tínhamos sacos suficientes (para vomitar) mas foi magnífico, um grande prazer", disse.
A atriz também comentou que teve problemas para comprar maquiagens para seu kit 'espacial' com critérios muito rígidos: sem vidro, todo de plástico, de um tipo específico, nada deve se espalhar.
"A vendedora não entendeu o que eu queria e eu disse a ela que estava preparando um kit para ir para o espaço", contou aos risos.
Shipenko já aprecia o cardápio que o espera a bordo da estação, "muito mais variado que o de um restaurante", com pratos da culinária russa e caucasiana, além da tradicional sopa ucraniana de beterraba, borsch, muito comum na Europa Oriental.
vvl/apo/clr/age/eg/jc
ISS A/S
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.