ONGs denunciam restrições de acesso à COP26
Glasgow, 3 Nov 2021 (AFP) - Várias ONGs denunciaram, nesta quarta-feira (3), as restrições de acesso impostas pelos organizadores da conferência sobre o clima COP26 em Glasgow, onde milhares de especialistas não puderam assistir às negociações, uma situação que denunciam como uma ameaça que pode prejudicar a credibilidade da conferência.
De acordo com as normas da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, as organizações da sociedade civil podem assistir a essas reuniões globais sobre o clima como observadores, inclusive dentro das salas de negociação, para permitir a transparência do processo.
Seu papel é primordial, principalmente para os países do Sul, depois de décadas de promessas não cumpridas.
Segundo Teresa Anderson, responsável da ActionAid International, só quatro representantes de milhares de ONGs credenciadas para a COP26 foram autorizados a comparecer nas negociações.
"Impedir que a sociedade civil vigie os governos e faça com que prestem contas pode ter um impacto real nas comunidades que estão na linha de frente da crise climática e que estão sofrendo", destacou.
A COP26 foi adiada por um ano por causa da pandemia e está marcada pelas normas relacionadas à covid-19, enquanto os países do Sul ainda não possuem um amplo acesso às vacinas contra o coronavírus.
O Reino Unido, anfitrião da conferência, propôs vacinas aos delegados, mas alguns deles não puderam arcar com os custos dos hotéis em que deveriam passar a quarentena.
O presidente da COP26, Alok Sharma, reiterou várias vezes seu desejo de uma conferência "mais inclusiva". No entanto, a realidade vivida por milhares de especialistas, dos quais alguns viajaram só para acabar assistindo a reuniões e coletivas de imprensa online, é diferente.
"É um desastre que a sociedade civil não possa acessar reuniões cruciais e que muitos de seus representantes sequer possam entrar no site da COP", denunciou à AFP Mohamed Adow, do 'think tank' Power Shift Africa.
pg/abd/uh/mm/mab/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.