Topo

Grupo de astronautas deixa ISS e inicia retorno à Terra

08/11/2021 16h48

Washington, 8 Nov 2021 (AFP) - Quatro astronautas acabam de deixar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para seguirem rumo à Terra nesta segunda-feira (8), após seis meses realizando diversos trabalhos no espaço.

A missão Crew-2, integrada por dois americanos, um francês e um japonês, esteve trabalhando no laboratório espacial desde 24 de abril, realizando centenas de experimentos e melhorando os paneis solares da estação.

Agora, os quatro viajam na cápsula Dragon da SpaceX batizada de "Endeavour", que se separou da ISS às 16h05, no horário de Brasília, e deverá pousar no mar, em frente ao litoral da Flórida, pouco depois da meia-noite. A Nasa está transmitindo tudo ao vivo em suas redes sociais.

"Fazendo as malas de última hora e me preparando para partir da ISS", tuitou o japonês Akihiko Hoshide.

"Foram mais de seis meses divertidos, um prazer e uma honra trabalhar com todas essas pessoas incríveis de diferentes partes do mundo, dentro e fora do planeta", acrescentou.

Suas atividades incluíram documentar a superfície do planeta para registrar mudanças ocasionados pelo homem e eventos naturais, cultivar pimentas e estudar algumas larvas para entender melhor a saúde humana no espaço.

O retorno da equipe, no entanto, deveria ter sido ontem, mas acabou sendo adiado devido às condições meteorológicas.

O mal tempo e o que a Nasa considerou um "assunto médico menor" também provocaram o adiamento do lançamento de um novo grupo de astronautas, da missão Crew-3, que deverá decolar nesta quarta-feira (10). A SpaceX transporta astronautas para a ISS desde 2020.

"Enquanto nos preparamos para partir, há uma sensação agridoce, de que poderíamos não voltar a ver nunca a ISS", disse o francês Thomas Pesquet em uma coletiva de imprensa no fim de semana.

A tripulação, contudo, ainda enfrentará um último desafio em seu trajeto para casa: usar fraldas, depois que foi detectado um problema no sistema de manejo de dejetos da cápsula.

Além disso, os astronautas estão sem acesso a um banheiro desde o fechamento das comportas, às 14h40, e terão que permanecer assim por cerca de 10 horas, até que cheguem à Terra.

"Certamente não é o ideal, mas estamos preparados para lidar com isso", disse a astronauta da Nasa, Megan McArthur, em coletiva de imprensa.

"Os voos espaciais estão repletos de desafios, este é apenas mais um com o qual nos deparamos e temos que lidar nessa missão", acrescentou.

A tripulação de turistas de SpaceX que viajou em setembro também teve um problema similar com o sistema de manejo de dejetos, que acendeu um alarme. Pouco depois, a Nasa informou que uma tubulação tinha se desconectado, enviando urina para o sistema de ventilação da cápsula ao invés do tanque de armazenamento.

ia/bfm/lda/dl/rpr

ENDEAVOUR INTERNATIONAL

ISS A/S