Ucrânia sofre ataque cibernético em massa; país acusa hackers russos
A Ucrânia sofre um ataque cibernético em massa, que afeta os principais sites do governo, anunciou o vice-primeiro-ministro do país, Mykailo Fyodorov, nesta quarta-feira.
Segundo a autoridade, o ataque começou no fim da tarde e afetou vários bancos, além de sites oficiais. Não era possível acessar a página oficial do gabinete de ministros ucraniano, nem a do Ministério das Relações Exteriores, constatou a AFP.
A Ucrânia é "vítima constante" de ataques cibernéticos, assinalou horas depois a agência de segurança de informática do país, acusando operadores russos. A origem desse ataque DDoS ("denial of service") deve ser atribuída a operadores russos, que "já nem tentam" esconder sua identidade, denunciou a agência.
Em janeiro, a Ucrânia foi alvo de um grande ataque cibernético contra vários sites do governo. Autoridades afirmaram que tinham evidências de envolvimento russo, mas Moscou negou a acusação.
Um ataque cibernético em grande escala contra a infraestrutura estratégica da Ucrânia é um dos cenários mencionados como prenúncio de uma ofensiva militar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.