Topo

Primeira missão privada à Estação Espacial retorna à Terra com sucesso

Missão Ax-1, da Axiom Space com SpaceX e Nasa, levou três empresários e um ex-astronauta à Estação Espacial Internacional - SpaceX
Missão Ax-1, da Axiom Space com SpaceX e Nasa, levou três empresários e um ex-astronauta à Estação Espacial Internacional Imagem: SpaceX

Em Washington

25/04/2022 14h31Atualizada em 25/04/2022 15h26

Três empresários e um ex-astronauta da Nasa pousaram nesta segunda-feira (25) nas águas da Flórida a bordo de uma nave da SpaceX, depois de 15 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) como parte de uma missão privada.

A cápsula e seus quatro passageiros pousaram por volta das 13h00 locais (14h00 no horário de Brasília) após uma descida vertiginosa, desacelerada pela entrada na atmosfera e por enormes paraquedas.

Uma embarcação da SpaceX irá buscá-los no Oceano Atlântico, perto de Jacksonville.

Esta missão, denominada Ax-1, foi organizada pela empresa americana Axiom Space e foi a primeira missão totalmente privada a ir à ISS.

A Axiom comprou o meio de transporte da SpaceX e pagou à Nasa pelo uso de sua estação.

Os quatro membros da tripulação - três clientes que pagaram dezenas de milhões de dólares cada e o ex-astronauta hispano-americano Michael Lopez-Alegría - decolaram em 8 de abril da Flórida.

Eles chegaram à ISS no dia seguinte e deveriam passar apenas oito dias lá.

No entanto, sua partida foi adiada várias vezes na semana passada devido às más condições meteorológicas. Acabaram passando 15 dias na ISS e 17 no total em órbita.

"Obrigado de novo por todo o apoio durante esta aventura, que durou mais e foi ainda mais emocionante que o esperado", disse Michael López-Alegría, comandante da missão, quando partiu.

Junto a ele estavam o americano Larry Connor, na liderança de uma empresa imobiliária; o canadense Mark Pathy, chefe de uma empresa de investimentos; e o ex-piloto israelense Eytan Stibbe, co-fundador de um fundo de investimentos.

Todos os quatro se recusam a ser considerados "turistas espaciais".

Eles alegam ter realizado uma série de experimentos a bordo da ISS, em colaboração com centros de pesquisa e universidades, sobre envelhecimento e saúde do coração, entre outros temas.

O canadense Mark Pathy também passou muito tempo na famosa cúpula de observação da ISS, para fotografar a Terra, segundo o diário de bordo da estação, publicado em um blog da Nasa.