Instrumentos do Telescópio Espacial James Webb entram em operação
Paris, 30 Abr 2022 (AFP) - O telescópio espacial James Webb, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, completou a fase de alinhamento de seus instrumentos científicos, que já estão operacionais, anunciou a Nasa.
Seus quatro poderosos instrumentos, três processadores de imagem e um espectrômetro, foram alinhados com sucesso com o espelho principal (6,5 metros de diâmetro), cuja implantação terminou no início de janeiro, duas semanas após o lançamento do telescópio James Webb (JWST).
Cada instrumento atingiu sua "temperatura operacional" e está pronto para ser usado, explicou a Nasa em um comunicado.
À espera da chegada das primeiras observações científicas (previstas para o verão), confirmou-se que os instrumentos são capazes de "capturar imagens nítidas e bem orientadas" como, por exemplo, da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã, satélite da Via Láctea, que foi tomada pelo instrumento Mirim.
"Esta primeira imagem é magnífica, porque já temos a qualidade que procurávamos", escreveu no Twitter Pierre-Olivier Lagage, gerente científico do Mirim na organização francesa de pesquisa científica CEA.
"Tudo está indo perfeitamente e tenho certeza de que com o JWST faremos a ciência progredir a passos gigantescos", acrescentou.
"Estas imagens de teste mostram o que pode ser alcançado entre pessoas de diferentes países e continentes quando há uma visão científica corajosa para explorar o universo", comemorou Lee Feinberg, comandante dos componentes do telescópio JWST no Goddard Space Flight da Nasa.
O telescópio James Webb, que custou 10 bilhões de dólares, concentra a esperança de astrônomos de todo o mundo, pois permitirá observar as primeiras galáxias, formadas cerca de 200 milhões de anos após o Big Bang.
juc/bfa/it/grp/am
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.