Topo

Quatro astronautas retornam à Terra em cápsula da SpaceX

A tripulação do voo Crew-3, da SpaceX, de volta à Terra, em imagem captada durante treinamento pré-voo. Da esquerda para a direita: Matthias Maurer, Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron - SpaceX
A tripulação do voo Crew-3, da SpaceX, de volta à Terra, em imagem captada durante treinamento pré-voo. Da esquerda para a direita: Matthias Maurer, Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron Imagem: SpaceX

Em Washington

06/05/2022 08h25Atualizada em 09/05/2022 20h22

Depois de passarem 177 dias no espaço, três astronautas americanos e um alemão voltaram nesta sexta-feira (6) à Terra, a bordo de uma cápsula da SpaceX, após permanecerem seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Os americanos Kayla Barron, Raja Chari e Tom Marshburn, assim como o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer, deixaram a ISS na quinta-feira, às 2h20 (horário de Brasília).

Depois de 23,5 horas de trajeto, a cápsula Dragon em que viajavam pousou na costa da Flórida, à 00h43 local (1h43 em Brasília) desta sexta.

A vertiginosa descida foi desacelerada pelo ingresso na atmosfera terrestre e, na sequência, pela abertura de enormes paraquedas.

Astronauta Matthias Maurer, da ESA (Agência Espacial Europeia), sendo removido da cápsula da SpaceX - S. Corvaja/ESA - S. Corvaja/ESA
Astronauta Matthias Maurer, da ESA (Agência Espacial Europeia), sendo removido da cápsula da SpaceX
Imagem: S. Corvaja/ESA

Batizada de Crew-3, a tripulação passou os últimos dias a bordo da ISS, realizando as operações de transferência com a Crew-4. Esta última também é composta por quatro astronautas, sendo três americanos e um italiano. A nova tripulação decolou da Flórida há uma semana, também a bordo de uma nave da SpaceX.

Três cosmonautas russos permanecem na ISS, aonde chegaram em um foguete Soyuz.

Esta foi a sexta aterrissagem de uma cápsula Dragon tripulada da SpaceX, que vem transportando astronautas para a ISS, regularmente, a serviço da Nasa.

Os membros da Crew-3 fizeram vários experimentos científicos. Eles estudaram, por exemplo, como o cimento endurece na ausência de gravidade, algo que pode ser muito útil para futuras construções, inclusive na Lua. Também fizeram a segunda coleta de pimentas a bordo da estação.

Durante sua estada, receberam a visita de uma missão privada, composta de três empresários. Pela viagem, o trio pagou dezenas de milhões de dólares à SpaceX.