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Conheça o módulo europeu ESM, peça-chave da missão Artemis

Cérebro da cápsula: módulo de serviço ESM, acoplado na Orion, fornece propulsão, energia, controle térmico, interpreta sinais e dá comandos - ESA
Cérebro da cápsula: módulo de serviço ESM, acoplado na Orion, fornece propulsão, energia, controle térmico, interpreta sinais e dá comandos Imagem: ESA

24/08/2022 17h18

A Agência Espacial Europeia (ESA) contribuirá para o programa Artemis com uma peça-chave: o módulo de serviço ESM. Esta é a primeira vez que a ESA participa, fornecendo uma tecnologia fundamental, de um programa da Nasa para futuras expedições tripuladas.

O ESM (Módulo de Serviço Europeu) estará acoplado logo embaixo da cápsula Orion da missão Artemis I, que será lançada — sem tripulação — na segunda-feira (29).

Ele funciona como o cérebro da cápsula, após se separar do foguete, fornecendo propulsão, energia, controle térmico e computadores (que interpretam dados dos sensores e dão comandos). Nos vôos tripulados futuros, também oferecerá suporte de vida aos astronautas.

O cilindro, de cerca de 4 metros de altura e de diâmetro e pesando 13 toneladas, irá impulsionar a Orion para a órbita lunar assim que o dispositivo se desprender da fase principal do lançador SLS, cerca de oito minutos após a decolagem da base do Cabo Canaveral (Flórida).

O ESM, não pressurizado, também fornecerá eletricidade e, a partir da missão Artemis 2, fornecerá serviços essenciais para futuros astronautas, como água, oxigênio e controle de temperatura.

O módulo também permitirá as manobras orbitais da Orion e o controle de atitude (orientação espacial) e posteriormente servirá para transportar material para a futura estação orbital lunar Gateway.

modulo ESM - ESA/Airbus - ESA/Airbus
Módulo ESM é um cilindro com 4 metros de altura e de diâmetro, pesando 13 toneladas
Imagem: ESA/Airbus

A construção do ESM foi realizada pela Airbus Defence and Space, do consórcio europeu Airbus, na cidade alemã de Bremen, com a participação de dez países europeus.

A empresa aproveitou sua experiência na construção do Veículo Automático de Transferência Europeu (ATV), que de 2008 a 2015 abasteceu as tripulações da Estação Espacial Internacional (ISS).

Garantir o desempenho adequado do ESM neste voo de teste do Artemis é "uma enorme responsabilidade", disse um dos principais gerentes de sistemas espaciais da Airbus, Jean-Marc Nasr, na terça-feira.

No Artemis I, o módulo deverá apresentar "desempenho suficiente para recuperar o máximo de informação" sobre o seu funcionamento, explicou o responsável pelo programa ESM da ESA, Philippe Deloo.

Essas informações permitirão testes para "estágios futuros" do programa lunar, acrescentou.

Na quarta missão Artemis, por exemplo, a cápsula Orion com seu ESM servirá como um rebocador para acoplar um módulo de tripulação à futura estação Gateway na órbita lunar.

A primeira missão durará 42 dias.

O custo da concepção e construção do primeiro ESM ascendeu a 650 milhões de euros.

O pedido da NASA para os primeiros seis ESMs totaliza 2,1 bilhões de euros, disseram os diretores da ESA.

Na última vez que os humanos foram para a Lua, durante o programa Apollo na década de 1970, os europeus foram deixados de fora. Agora, têm papel de destaque na tecnologia e assentos garantidos nas missões futuras.