Como o #BookTok se tornou um lugar para fãs de livros no TikTok
Da alemã Sarah Sprinz ao suíço Joël Dicker, a presença de autores no TikTok, aplicativo em tese pouco provável quando o assunto é literatura, é cada vez maior.
A hashtag #BookTok aparece cada vez mais na rede social devido ao grande número de leitores que publicam suas resenhas.
Para alguns pode parece estranho uma plataforma conhecida por seus vídeos curtos, com efeitos visuais ou música, incentivar a leitura, atividade que exige certo grau de concentração.
No entanto, o aplicativo virou um formato eficaz para apresentação das obras favoritas dos usuários e, em alguns casos, aumentar a popularidade dos livros.
Por conta da crescente influência, pela primeira vez a Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento do mundo dedicado à literatura, tornou o TikTok um de seus parceiros.
A tendência "é super importante para mim", diz Sarah Sprinz, autora do livro best-seller "Dunbridge Academy", ambientado em um internato da Escócia.
"Acho que contribuiu para o meu sucesso, porque vi muitos vídeos que recomendavam meus livros", comentou a escritora em uma entrevista à AFP durante a feira.
Sprinz, de 26 anos, acredita que o TikTok oferece um canal particularmente adequado para atrair novos públicos e fomentar o prazer da leitura entre os mais jovens.
"Impacto na venda de livros"
"Eu realmente acredito que você tem que estar em todos os canais que permitem a leitura ou façam as pessoas lerem", diz o suíço Joël Dicker, autor do sucesso de vendas "A verdade sobre o caso Harry Quebert".
Segundo o TikTok, aplicativo da ByteDance, com sede na China, o #BookTok acumula mais de 84 bilhões de visualizações.
A plataforma se tornou "um lugar onde os livros são recomendados e descobertos, mas também onde as críticas são compartilhadas ou a cultura dos fãs é explorada", explica Tobias Henning, diretor do aplicativo na Alemanha, leste e oeste da Europa.
E isso "tem um impacto real nas vendas de livros no mundo", observa Henning.
"Gosto de novos romances adultos e tento postar um ou dois vídeos por semana", disse Sofia Reinbold, de 17 anos, à AFP. Ela visitou a Feira de Frankfurt após saber sobre o evento no aplicativo de vídeos.
"Muitas vezes recebo comentários de seguidores que leem minhas recomendações e acabam comprando os livros", conta Reibold.
A autora Sarah Sprinz explica o fenômeno #BookTok em duas partes. A primeira por ser uma plataforma visual que permite mostrar pensamentos sobre suas leituras, já a outra, o aceleramento da tendência por conta do confinamento na pandemia.
"Muitas pessoas podem ter se sentido solitárias e isoladas", e o TikTok as ajudou a "reconectar e encontrar hobbies comuns, como ler", supõe Sprinz.
É claro que um livro não consegue ter sucesso apenas graças às redes.
"O TikTok e o #BookTok são uma espécie de multiplicadores e uma boa oportunidade para recomendar livros", mas ela destaca que uma coisa é necessária acima de tudo: "O livro tem que ser bom".
© Agence France-Presse
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