Astrônomos detectam 'por acaso' pequeno asteroide com telescópio James Webb
![Impressão artística de asteroide captado pelo telescópio James Webb, localizado entre Marte e Júpiter - N. Bartmann (ESA/Webb), ESO/M. Kornmesser and S. Brunier, N. Risinger (skysurvey.org)](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/65/2023/02/07/impressao-artistica-de-asteroide-captado-pelo-telescopio-james-webb-localizado-entre-marte-e-jupiter-1675776050912_v2_900x506.jpg)
Usando o Telescópio Espacial James Webb, astrônomos europeus detectaram um asteroide anteriormente desconhecido do tamanho do Coliseu de Roma entre os planetas Marte e Júpiter.
O asteroide, que mede de 100 a 200 metros de comprimento, é o menor objeto observado até agora com este telescópio, informou a agência espacial americana (Nasa) nesta segunda-feira (6).
Astrônomos europeus "detectaram por acaso" o asteroide, destacou a Nasa em nota, acrescentando que mais observações são necessárias para determinar sua natureza e propriedades.
"De forma completamente inesperada, detectamos um pequeno asteroide", disse Thomas Muller, astrônomo do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha.
A descoberta ocorreu durante a calibração do Instrumento Infravermelho Médio (MIRI) do telescópio, que opera em comprimentos de onda do infra-vermelho médio.
"A incrível sensibilidade do Webb tornou possível ver este objeto de aproximadamente 100 metros a uma distância de mais de 100 milhões de quilômetros", destacou Muller.
O Webb, que opera desde julho, é o telescópio espacial mais poderoso já construído e registrou uma grande quantidade de dados sem precedentes, além de imagens impressionantes.
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.