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Nintendo veta relações homossexuais em jogo que simula vida real

A Nintendo afirmou que não vai se curvar à pressão dos jogadores do game "Tomodachi Life" para que personagens de mesmo sexo se envolvam em relacionamentos amorosos - Nintendo/AP
A Nintendo afirmou que não vai se curvar à pressão dos jogadores do game "Tomodachi Life" para que personagens de mesmo sexo se envolvam em relacionamentos amorosos Imagem: Nintendo/AP

08/05/2014 10h46

A fabricante de videogames japonesa Nintendo surpreendeu usuários e afirmou que não cederá a pressão para permitir relações homossexuais entre personagens de um popular jogo que simula a vida real.

O anúncio ocorreu depois de uma campanha originada nas redes sociais para que a empresa permitisse relacionamentos entre avatares do mesmo sexo no jogo "Tomodachi Life".

Lançado no Japão, o game é um sucesso de público, especialmente entre adolescentes. O usuário cria um personagem virtual (avatar) e controla sua rotina, como tomar banho ou ir ao trabalho.

Em nota, a Nintendo disse que "nunca teve a intenção de fazer qualquer forma de crítica social" com o produto.

A empresa planeja lançar o jogo nos Estados Unidos e na Europa em breve.

"As opções de relacionamento no jogo representam um mundo de brincadeira e não é uma simulação da vida real", informou um comunicado divulgado pela subsidiária da companhia nos Estados Unidos.

"Esperamos que nossos fãs encarem o 'Tomodachi' como um jogo esmerado e único, e que, em nenhum momento, tivemos a intenção de fazer qualquer crítica social", acrescentou a nota. 

Sucesso de vendas

Lançado no ano passado, o "Tomodachi Life" já se tornou um dos jogos mais vendidos para o console portátil 3DS da Nintendo.

No game, que, por enquanto, só é vendido no Japão, o usuário escolhe para si um personagem chamado "Mii" - avatares personalizados pelos próprios jogadores - que habitam uma ilha virtual.

O jogador pode, então, povoar o local com "personagens Mii de família, amigos ou qualquer um em que você possa pensar".

A campanha para que a fabricante japonesa liberasse o relacionamento entre avatares do mesmo sexo partiu do americano Tye Marini, um jovem gay de 23 anos que mora no Estado americano do Arizona.

Ele alega que não tem acesso a "conteúdos exclusivos" do game uma vez que seu personagem não pode se casar.

"Eu quero poder me casar com o avatar Mii do meu companheiro, mas não consigo", afirmou Marini à agência de notícias AP.

"Minhas únicas opções são me casar com uma Mii do sexo feminino ou mudar o gênero do meu Mii ou do Mii do meu companheiro. A última alternativa seria simplesmente não me casar. Essa escolha, no entanto, implicaria em perder o acesso a conteúdos exclusivos que são disponibilizados com o casamento entre dois avatares".

Segundo a AP, Marini diz que as relações homossexuais não deveriam ser proibidas no jogo uma vez que "os personagens deveriam representar a vida real".

"O jogo é um retrato das suas características pessoais. Você dá nome e personalidade ao seu avatar. Você dá voz a sua persona virtual. Mas se são gays eles não podem se apaixonar".

A Nintendo, por outro lado, afirmou que a "opção por relações homossexuais no jogo não fazia parte do game original lançado no Japão".

"O jogo é baseado em um mesmo código-fonte para todas as regiões fora do Japão", justificou.

A companhia afirmou que vêm "acompanhando cuidadosamente" as reações dos usuários à campanha.

"Nós continuaremos a ouvir e refletir sobre o que pensam nossos usuários. Nós estamos usando isso como uma oportunidade para entender melhor nossos consumidores e suas expectativas", afirmou a empresa.