A ponte histórica que será desmontada para iate de Jeff Bezos passar
A cidade de Roterdã, na Holanda, confirmou que vai remover uma ponte histórica para permitir a passagem de um super iate construído para o fundador da Amazon, Jeff Bezos.
O iate de luxo está sendo construído pela empresa holandesa Oceanco e foi vinculado a Bezos no ano passado.
As informações são de que a embarcação tem 127 metros de comprimento e também seria alta demais para conseguir passar por baixo da Ponte Koningshaven.
Um porta-voz do prefeito confirmou o plano aos jornalistas. Afirmou que Bezos vai pagar a conta da retirada da ponte por meio da Oceanco.
Segundo informações publicadas pela imprensa holandesa, a parte central da ponte da cidade, conhecida localmente como De Hef, seria temporariamente removida para permitir a passagem do barco de 40 metros de altura.
A mudança é controversa porque a ponte de aço tem uma longa história e foi reconhecida como um monumento nacional. Recentemente, ela passou por uma grande reforma, que a interditou entre 2014 e 2017.
A agência de notícias AFP relatou que o gabinete do prefeito alegou que a construção do iate gerou muitos empregos, o que impulsionou o plano de desmontar a ponte. A prefeitura também prometeu que a ponte seria reconstruída em sua forma atual.
"É a única rota para o mar", acrescentou um porta-voz do prefeito.
O sentimento foi ecoado pelo líder do projeto de reforma da ponte, Marcel Walravens, que disse que não seria prático terminar a construção do iate em outro lugar. Ele disse ao site Rijnmond que o projeto era "muito importante" do ponto de vista econômico e citou a reputação de Roterdã como a "capital marítima da Europa".
"A construção naval e a atividade nesse setor são um importante pilar do município", afirmou.
Walravens disse a um jornal local que a passagem do iate acontecerá no verão. As autoridades esperam que a ponte possa ser removida e substituída dentro de algumas semanas.
Detalhes sobre iates de luxo que estão sendo construídos pela Oceanco surgiram no ano passado.
A empresa permanece sem falar sobre seus clientes, mas uma biografia da Bloomberg sobre Bezos em 2021 confirmou os rumores de que ele seria o proprietário.
Conhecido como Y721, o navio será o maior de seu tipo no mundo, de acordo com a Boat International. Há rumores de que ele possui muitos recursos de luxo, como um "iate de apoio" que acompanha o barco e uma plataforma de pouso de helicóptero.
A retirada da ponte foi criticada pelo político Stephan Leewis no Twitter, que criticou a "derrubada de nosso belo monumento nacional."
A Forbes estima que o fundador da Amazon tenha uma fortuna de US$ 175 bilhões (cerca de R$ 924,7 bilhões) e atualmente o classifica como o terceiro mais rico do mundo. Além de ser o maior nome no setor de comércio eletrônico, Bezos também é dono do jornal Washington Post e da empresa espacial Blue Origin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.