Serviços do Google, como YouTube e Waze, superam Facebook
O Facebook perdeu terreno para o Google em janeiro, quando os usuários passaram mais tempo no YouTube e em outras propriedades da Alphabet, segundo relatório.
Brian Wieser, analista da Pivotal Research que analisou dados de consumo digital da Nielsen, disse que as propriedades do Google, incluindo o YouTube e o Waze, somam juntas 27,4% de todo o tempo gasto em mídias digitais — 3 pontos percentuais a mais do que no ano anterior. Por outro lado, a parcela de tempo gasta no Facebook caiu cerca de 2 pontos no mesmo período, para 16,3%.
O Facebook depende do retorno frequente das pessoas para que possa coletar dados e usá-los para direcionar anúncios a elas. A empresa informou no quarto trimestre que os usuários estavam gastando menos tempo no website depois que o Facebook começou a direcionar os feeds de notícias dos usuários para postagens de amigos e familiares, distanciando-os de empresas e veículos de comunicação. Mas se a tendência continuar, os investidores podem entender a mudança como um sinal de que os usuários estão perdendo o interesse pelo Facebook.
A Nielsen publicou o relatório Digital Content Ratings na terça-feira. O YouTube responde por metade de toda a atividade do Google e continua atraindo todos os meses uma alta no consumo de mais de 20% na comparação ano a ano, disse Weiser. Outras propriedades do Google expandiram o consumo em 33%.
O principal website do Facebook perdeu 5% do tempo gasto, apesar do aumento de 4% no número de usuários. Isso equivale a um declínio de 8% por pessoa, disse Weiser. O Instagram, que é propriedade do Facebook, se saiu muito melhor, com um aumento de 7% no tempo por usuário.
Os analistas acompanham de perto o engajamento dos usuários na rede social após as revelações do mês passado de que foram coletados dados privados de milhões de pessoas pela consultoria política Cambridge Analytica. A agitação que resultou disso desencadeou o movimento #deleteFacebook e forçou o CEO Mark Zuckerberg a prestar depoimento ao Congresso dos EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.