Novos astronautas de futuras missões para a Lua e Marte concluem treinamento da Nasa
Miami, 10 jan (EFE) — Seis mulheres e sete homens foram integrados nesta sexta-feira à Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) depois de concluírem um treinamento de mais de dois anos para participar de futuras missões, que podem ter a Lua e Marte como destinos.
A cerimônia de graduação dos primeiros astronautas do programa Artemis, criado pelos EUA para recuperar a liderança espacial, ocorreu nesta sexta-feira no Johnson Space Center, em Houston, no Texas.
Pela primeira vez na história da Nasa, o evento foi aberto ao público. Além de familiares e amigos dos novos astronautas, estiveram presentes personalidades como os senadores John Cornyn e Ted Cruz.
O administrador da Nasa, Jim Bridenstine, disse que os recém-graduados foram selecionados entre as mais de 18 mil pessoas que se inscreveram para participar do treinamento.
Como parte do programa Artemis, a Nasa planeja enviar em 2024 dois astronautas — um homem e uma mulher — para explorar a superfície lunar. A viagem seria a primeira de uma série de missões anuais ao satélite da Terra, que contarão com a colaboração de empresas privadas e terão uso de tecnologias avançadas.
Os planos para Marte são de longo prazo. O objetivo da Nasa é iniciar a exploração humana do planeta vermelho em meados dos anos 2030.
Com os 13 recém-graduados, o número de astronautas em atividade na Nasa chega a 48.
A agência estuda a possibilidade de fazer uma nova convocatória para formar mais astronautas no futuro próximo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.