Por que Wikipédia voltou a ser acessada na Turquia após 3 anos de bloqueio
O veto da Turquia à enciclopédia digital Wikipédia está perto de chegar ao fim, após a publicação oficial, nesta quarta-feira (15), de uma decisão do Tribunal Constitucional que considera o bloqueio uma violação da liberdade de expressão.
O Diário Oficial do Estado publicou na quarta a decisão da Corte, emitida em 26 de dezembro, que considera a proibição uma violação dos direitos garantidos pela Carta Magna.
As autoridades devem permitir o acesso ao site, em conformidade com a decisão da Justiça.
A Autoridade de Telecomunicações turca impôs um bloqueio de acesso à Wikipédia em abril de 2017, após exigir sem sucesso que a enciclopédia eliminasse as especulações sobre o suposto apoio do governo turco ao Estado Islâmico da milícia jihadista na Síria.
A Wikipédia recusou-se a intervir no conteúdo dos artigos, que são preparados por meio de um processo de debate entre um grande número de contribuintes cidadãos, muitas vezes anônimos.
A lei turca permite ao executivo bloquear páginas da internet que considera uma ameaça à segurança nacional e uma decisão judicial de um tribunal de Ancara apoiou a decisão.
No entanto, a Fundação Wikimedia, matriz da enciclopédia eletrônica gratuita, recorreu da decisão nos tribunais turcos, conseguindo agora reverter a situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.