Topo

David W.C. MacMillan e Benjamin List vencem o Prêmio Nobel de Química

06/10/2021 12h15

Copenhague, 6 out (EFE).- Os pesquisadores David W.C. MacMillan e Benjamin List foram anunciados nesta quarta-feira como ganhadores do Prêmio Nobel de Química, pelo desenvolvimento de uma ferramenta para a construção de moléculas, a organocatálise.

De acordo com comunicado emitido pela Academia Sueca de Ciências, os usos do método "incluem a pesquisa de novos produtos farmacêuticos e também contribuíram para que a química seja mais ecológica.

A instituição, ao anunciar o prêmio, destacou que, os cientistas, acreditaram durante muito tempo que somente havia dois tipos de catalizadores disponíveis, os metais e as enzimas.

Os vencedores do Nobel deste ano "desenvolveram um terceiro tipo, a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.

Essa técnica "foi desenvolvida em uma velocidade assombrosa. Usando estas reações, os pesquisadores agora podem construir, de maneira mais eficiente, qualquer coisa, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem capturar a luz nas células solares".

List e MacMillan nasceram ambos em 1968, o primeiro em Frankfurt, na Alemanha, e o segundo em Bellshill, no Reino Unido.

A dupla sucede Emmanuelle Charpientier e Jennifer Doudna, que venceram o Nobel no ano passado, por terem reescrito o "código da vida" e pelo "desenvolvimento de um método para a edição do genoma".

O prêmio anunciado hoje é o último entre as categorias científicas do Nobel, após o anúncio dos vencedores de Medicina, na segunda-feira, e de Física, ontem. Até o momento, apenas homens venceram, sendo sete no total.

Nesta quinta-feira, será anunciado o resultado do Nobel de Literatura, na sexta-feira o da Paz, e na segunda-feira o de Economia. EFE