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LAN houses devem ser mais que casas de jogo, alerta Comitê Gestor da Internet

Usuários acessam à internet em LAN House na cidade de São Paulo; maioria dos internautas procura esse tipo de estabelecimento para jogar, imprimi ou tirar cópia de documentos - Folhapress
Usuários acessam à internet em LAN House na cidade de São Paulo; maioria dos internautas procura esse tipo de estabelecimento para jogar, imprimi ou tirar cópia de documentos Imagem: Folhapress

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia

01/12/2010 13h03

O CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgou nesta quarta-feira (1) a pesquisa TIC LAN houses 2010, com dados sobre esses estabelecimentos de acesso à web. Uma das conclusões dessa primeira edição do estudo é que as LAN houses devem ser mais do que um lugar onde os usuários simplesmente vão para jogar. E que, se não houver uma diversificação nas atividades, esse tipo de estabelecimento pode acabar.

Os serviços mais utilizados nessas empresas, geralmente familiares, são: jogos (42%), impressão (19%) e cópia de documentos (12%).

“Não estamos decretando o fim das LAN houses, mas mostrando que há várias áreas pouco exploradas”, afirmou Winston Oyadomari, do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), órgão que conduziu a pesquisa. Entre as atividades menos procuradas pelos usuários – e que poderiam ganhar força -- estão os cursos de profissionalização, de uso da internet e de treino em informática e o uso de e-gov (sites governamentais que oferecem serviços públicos). 

Para Juliano Cappi, da Cetic.br, é importante que haja algum tipo de variação de serviço, pois está cada vez mais fácil para a população adquirir um computador novo. “A tendência é que quando cresce a base de computadores nos domicílios, a procura por LAN houses caia.”

As LAN houses no Brasil, aponta o estudo, são estabelecimentos com gestão familiar (80%) e com efetivo enxuto (97% têm até três funcionários). Além disso, a maioria dos donos desse tipo de comércio tem o ensino médio completo como escolaridade (59%), enquanto apenas 6% têm ensino superior. “Geralmente, o proprietário é um microempreendedor que perdeu o emprego e usou o fundo de garantia para comprar computadores”, define Alexandre Barbosa do Cetic.br.

O estudo procurou traçar um perfil das LAN houses no país que, segundo o TIC Domicílios 2009 (levantamento que traça um perfil do usuário da internet), é o meio pelo qual cerca de 30 milhões acessam a internet.

O levantamento também procurou mostrar os motivos pelos quais os usuários vão às LAN houses. Os principais fatores apontados pelos proprietários que participaram da entrevista foram o a falta de um computador em casa (81%) e a de acesso à internet. No que diz respeito à faixa etária de pessoas que frequentam muito, há uma predominância de internautas com idade entre 16 e 24 anos.