Topo

Google lança loja online de aplicativos

Sundar Pichai, gerente de produtos da Google, durante apresentação de loja de aplicativos - Beck Diefenback/Reuters
Sundar Pichai, gerente de produtos da Google, durante apresentação de loja de aplicativos Imagem: Beck Diefenback/Reuters

Da Redação

07/12/2010 17h25

O Google apresentou sua loja online, integrada ao browser Chrome. Assim como a Apple Store, é possível comprar uma grande variedade de aplicativos, que podem ser acessadas do computador ou dispositivos móveis. A Chrome Web Store está disponível para acesso a partir desta terça (7), até o final do dia, no endereço Chrome.Google.com/Webstore.

Entre os aplicativos especiais do Chrome Web Store, estão o WindowShop, que permite fazer buscas por produtos pelas suas imagens em categorias no topo da página. Outro é o Kindle for Web, aplicativo que leva livros eletrônicos direto ao navegador, sem necessidade de downloads ou plug-ins. A compra do livro é feita com apenas um clique.

Rapidez e segurança

Além de lançar a Chrome Web Store, o navegador Chrome ganhou destaque. Segundo o Google, um em cada três internautas do mundo já utiliza o browser. “A principal vantagem do Chrome, segundo os usuários, é que ele é rápido. E temos mais velocidade a caminho”, destacou Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produtos.

A empresa demonstrou a integração da busca instantânea do Google ao browser, recentemente anunciado no Chrome 8: enquanto o usuário digita o termo na barra de endereços, o site sugerido pelo Google Instant já aparece na tela. Outro recurso recentemente adicionado ao navegador, a visualização de PDFs, também foi demonstrado.

“São dois recursos que exigem muito do hardware. Para conseguir tornar o navegador mais rápido, o Google vai adicionar uma melhoria à versão 8 chamada Crankshaft. Isso tornará o Chrome 50 vezes mais rápido do que há dois anos”, afirmou Pichai. O recurso já está disponível na versão beta do Chrome 9.

Para melhorar a segurança do browser, o Google alterou a maneira como o Chrome será atualizado. Não haverá mais janelas solicitando ao usuário a atualização, isso será feito de forma automática e transparente.