Classes A e B representam 61% do comércio eletrônico no Brasil
No Brasil, o comércio digital (e-commerce) é liderado pelas classes A e B, que respondem por 61% dos consumidores que fazem compras online. A classe C fica com 35%, enquanto D e E somam 4%. A informação faz parte da pesquisa TG.net, realizada pelo Ibope Mídia com internautas brasileiros. Ainda segundo o estudo, a média de gasto mensal do brasileiro na internet é de R$ 118.
Leia mais
- Compras coletivas são a evolução do e-commerce
- Veja cuidados necessários antes de entrar na "onda" das compras coletivas
- Sites de compras coletivas viram "vitrine na web" de empresas; veja como funcionam
- No Brasil, nove em cada dez visitantes de e-commerce compram online
- Comércio eletrônico espera faturar R$ 2,2 bilhões no Natal
Nos últimos seis meses, mais de 66% dos consumidores digitais fizeram de uma a cinco compras na internet, sendo que 30% deles gastaram pelo menos R$ 224.
A lista de produtos preferidos dos internautas brasileiros é liderada por livros, que ficam com 30% das compras. Na sequência aparecem telefones e acessórios para celular (20%), eletrodomésticos (18%) e itens de tecnologia pessoal (17%), como câmeras e tocadores MP3. Já a lista de desejo para os próximos seis meses inclui câmera digital (25%), celular com tecnologia 3G (17%), celular com câmera (17%) e iPhone (15%; o aparelho tem tecnologia 3G e câmera).
É bem provável que, para fazer essas compras, os usuários recorram à web para comparar preços – prática adotada por 80% dos consumidores digitais no país. Cerca de 25% deles buscam um carro novo e 18% fazem também compras profissionais.
Perfil
Os homens são maioria nesse universo: 54%, enquanto as mulheres respondem por 46%. Ainda segundo o estudo, também compra mais pela internet quem está solteiro (49%; casados são 41%) e quem tem entre 25 e 44 anos (48%). A faixa de 20 a 24 anos responde por 17%, seguida pelos grupos de 15 a 19 anos (15%), 45 a 54 anos (13%) e 55 a 64 anos (6%). O internauta brasileiro que faz compras na internet tem, em média, 33 anos.
Entre os 2.500 internautas do Brasil entrevistados, 36% estão matriculados em instituições de ensino e até 32% falam uma segunda língua.
Somadas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro têm 37% dos consumidores digitais. O estudo feito entre maio e junho de 2010 também inclui levantamentos em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal, entre outras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.