Topo

Carro conectado tem botão de emergência e avisa central em caso de acidente

Novidade composta por mais de 30 serviços estará disponível a partir de junho nos EUA - Júlio César Guimarães/UOL
Novidade composta por mais de 30 serviços estará disponível a partir de junho nos EUA Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

JULIANA CARPANEZ || Do UOL Tecnologia

Em Las Vegas, EUA

09/01/2011 10h35

Na CES 2011, feira de eletrônicos realizada até este domingo (9) em Las Vegas, a Hyundai apresentou uma tecnologia chamada Blue Link, que mantém o carro sempre conectado. A novidade composta por mais de 30 serviços estará disponível a partir de junho nos Estados Unidos, no modelo Sonata, por preço ainda não divulgado.

A novidade, composta por um espelho retrovisor com botões e computador de bordo, faz com que a empresa saiba sempre onde está o veículo. Assim, no caso de um acidente em que o airbag se abre, uma central contata os ocupantes. Caso não haja resposta, o profissional passa a localização do GPS e dados do carro (modelo, cor) para uma equipe de emergência, que vai até o local.  

Um botão dedicado ao lado direito do retrovisor conecta o veículo a um centro da própria Hyundai “no caso de qualquer tipo de emergência”, segundo a empresa. A central tem especialistas treinados para instruir o motorista sobre o que fazer até que a ajuda adequada chegue.

O Blue Link conta também com serviços mais simples, como aqueles que mostram qual a rota com menos tráfego. Não há previsão para lançamento no Brasil.