Topo

Eletrônico à la 'Rock Band' simula até 12 instrumentos musicais com raio laser

Beamz permite que pessoas toquem "instrumentos" movimentando braços sobre raios laser - Júlio César Guimarães/UOL
Beamz permite que pessoas toquem "instrumentos" movimentando braços sobre raios laser Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

JULIANA CARPANEZ || Do UOL Tecnologia

14/01/2011 14h15

Jogos como “Rock Band” e “Guitar Hero” democratizaram os palcos (virtuais, claro) e fizeram com pessoas sem qualquer aptidão musical se arriscassem a imitar seus ídolos. Com essa mesma proposta, a empresa Beamz Interactive quer que os usuários do eletrônico Beamz encontrem o lado musical existente dentro deles. Aqui, no entanto, não há guitarra, baixo ou bateria: tudo é feito em uma única estrutura, na qual raios laser simulam o som de até 12 instrumentos. Também não há regras: o usuário fazer suas próprias criações em cima de outras músicas.

A brincadeira é complexa. Tanto que a reportagem do UOL Tecnologia – sempre adepta ao “easy” do “Rock Band” – não ficou satisfeita com o resultado de suas tentativas no Beamz. “É só sentir a música”, incentivou o colombiano Santiago Vilamil, demonstrador do produto na feira de eletrônicos CES 2011, realizada em Las Vegas. Vilamil sabe do que está falando: é músico e há um ano toca o Beamz (veja no vídeo ao lado). Para pessoas esse tipo de perfil ritmado, realmente, a brincadeira parece divertida.

O Beamz tem uma espécie de jogo, para iniciantes, mas não era possível testar o game na CES 2011. A outra opção é livre e consiste em acompanhar alguma música após escolher quatro instrumentos musicais, entre 12 possibilidades. Toda vez que o usuário passar a mão no raio laser referente a piano, interrompendo-o, o eletrônico vai simular o som do instrumento com a nota que se encaixa naquele momento. O mesmo acontece com os outros raios laser, referente a violão, violino e um quarto instrumento, por exemplo.

O aparelho custa US$ 200 e vem com 50 músicas. Cada música adicional custa US$ 3, e o catálogo conta com 20 gêneros, como jazz, blues, rock, clássico, reggae, hip hop e dance. Pelo fato de o Beamz conectar-se ao computador via cabo USB (ele é compatível com Windows e Mac), o usuário consegue gravar suas criações musicais para depois compartilhar com os amigos. Ou não. 

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Visitantes da CES 2011 testam o Beamz; equipamento que emite sons conforme o movimento