Topo

Campus Party não oferece internet sem fio; diretor diz que Wi-Fi está fora de cogitação

Campuseiros dependem dos "cabos azuis" para ter conexão -- todas as redes Wi-Fi são "piratas Imagem: Willians Valente/UOL

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia

21/01/2011 12h36

É um tanto difícil de acreditar que a Campus Party não ofereça oficialmente conexão Wi-Fi, diante de uma internet banda larga “cabeada” com incríveis 10 Gbps (Gigabits por segundo): para desfrutar de internet sem fio aqui, só trazendo o seu próprio modem 3G. Segundo a organização do evento, implantar uma rede Wi-Fi oficial não está nos planos para futuras edições. Mas outras soluções sem fio podem chegar na edição de 2012.

Ao contrário da internet cabeada, que consegue distribuir de forma mais uniforme a alta conexão no evento, o Wi-Fi por sua própria natureza tem um efeito de “funil”, reduzindo a velocidade. “Além disso, a tecnologia Wi-Fi não tem capacidade para suportar o tráfego de 6.800 pessoas na internet”, explica Mario Teza, diretor-geral da Campus Party.

Alguns campuseiros acabam roteando a conexão cabeada, com equipamento próprio, mas o resultado fica longe da banda “ultralarga” alcançada pelos cabos azuis. A interferência entre as frequências dos roteadores acaba derrubando ainda mais a velocidade de conexão. Mesmo com todas essas desvantagens, com uma rápida busca no iPhone, o UOL Tecnologia localizou mais de 50 redes Wi-Fi no entorno.

Veja também

“Tentei usar outra frequência, mas não adiantou muito – o pessoal não sabe configurar bem as redes Wi-Fi. A velocidade fica em 2Mbps, no máximo. Acaba tendo uma perda de 60% nos pacotes de dados”, lamenta David de Campos, engenheiro de software e palestrante no evento.

Campos explica que criou a rede Wi-Fi para poder ter mobilidade para assistir às palestras, levando seu notebook. Outros dispositivos, como robôs trazidos pelo seu grupo, também usam Wi-Fi para serem controlados. O engenheiro gostaria que houvesse uma rede Wi-Fi “oficial”.

Surpresa para a CP 2012?
Apesar da tecnologia Wi-Fi estar fora dos planos do evento, a organização garante que mobilidade é uma “possibilidade” para a próxima edição do acampamento.

Neste ano, um dos patrocinadores do evento apresentou um modem ainda em teste, do tamanho de um pendrive, com a tecnologia HSPA+. Com ele, é possível alcançar até 40 Mbps (Megabits por segundo) – velocidade considerada alta mesmo quando oferecida pelos provedores de banda larga fixa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Campus Party não oferece internet sem fio; diretor diz que Wi-Fi está fora de cogitação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt