Android deve superar loja de aplicativos da Apple em 2012, diz estudo
O Android, sistema operacional para smartphones, deve superar a Apple em número de aplicativos até a metade do ano que vem, apontou o estudo “The App Genome Project”. Encomendado pela Lookout Mobile Security, o levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (16) no Mobile World Congress 2011 -- evento realizado na Espanha que mostra as inovações em tecnologia móvel.
A pesquisa revelou que desde agosto de 2010 houve um crescimento de 127% no número de aplicativos disponíveis para Android. No mesmo período, a loja de aplicativos da Apple apresentou um crescimento de 44%. Caso essa tendência continue, a App Store da Apple perderá a liderança para a Android Market.
Atualmente, a diferença de aplicativos para download nas plataformas é bem grande. Proprietários de gadgets da Apple tem quase 350 mil opções – nos últimos seis meses houve um crescimento de 100 mil novos programas. Donos de smartphones Android têm quase 90 mil aplicativos – com um aumento de 50 mil no último semestre de 2010.
Leia mais
- Android assume liderança em smartphones, diz Canalys
- Google estreia loja de aplicativos para Android na web
- Para fabricantes, Android tem vantagens e desvantagens
- Desenvolvedores contam como é possível ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos
- Ainda caros, celulares com sistema do Google são dependentes da internet
Outra informação que confirma a possível superação é que os desenvolvedores de aplicações para o Android lançam mais aplicativos que os da Apple. Na Apple há 4,8 aplicativos para cada desenvolvedor, enquanto na Android Market a média é 6,6 aplicativos.
Nesse ponto, é importante considerar que um programa antes de entrar na loja da Apple deve passar pela aprovação da marca. Já a Android Market não tem mecanismos de controle tão rigorosos.
No quesito atratividade, a App Store, como é chamada a loja da Apple, parece ser uma opção melhor para os desenvolvedores. Entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, a Apple atraiu quase 24 mil desenvolvedores cadastrados, contra 4 mil para Android.
Outras conclusões
Enquanto a loja de aplicativos da Apple apresentou diminuição na publicação de programas pagos, cresceu consideravelmente a oferta de programas pagos na Android Market: em agosto de 2010 eram 22%, em fevereiro de 2011 aumentou para 34%.
Como plataforma utilizada para propaganda em aplicativos, a mais utilizada é a Google AdMob. Porém, o iAd – da própria Apple – tem apresentado crescimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.