Topo

Google domina buscas no país em janeiro de 2011; UOL e Bing lideram em taxa de sucesso

Página de pesquisa do Google recebeu 92,5% das buscas do país em janeiro de 2011 - Joel Saget/AFP
Página de pesquisa do Google recebeu 92,5% das buscas do país em janeiro de 2011 Imagem: Joel Saget/AFP

Da Redação

24/02/2011 15h28

O Google deteve 92,5% de todas as pesquisas realizadas no país em janeiro deste ano. As informações são do Hitwise, serviço de marketing digital da Serasa Experian, que foram anunciados nesta quinta-feira (24).

O gigante das buscas, no ranking geral do levantamento, ainda ocupou a terceira, quarta, nona e décima posição com versões internacionais do site. Foram elas: Google.com, Google.pt (Portugal), Google.es (Espanha) e Google.co.uk (Reino Unido).

No segundo lugar ficou o mecanismo de busca da Microsoft (3,67%), em quinto ficou a versão brasileira da busca do Yahoo (0,62%) e em sexto lugar a busca do UOL (0,23%).

Taxa de sucesso

O estudo destacou o fator “taxa de sucesso” nos mecanismos de busca. Essa característica mede quais motores de pesquisa obtiveram as maiores taxas de acesso a partir de busca – em outras palavras, pesquisas que geraram visita a um site.

Os destaques dessa categoria foram o buscador do UOL e o Bing, respectivamente. O primeiro apresentou taxa de 88,68% e o segundo 84,64%.

O Google Brasil, líder absoluto em buscas, teve taxa de sucesso de 72,89%. Com taxas superiores ao Google ficaram ainda a busca internacional do Yahoo  (search.yahoo.com) com 80,34% e a versão brasileira (br.search.yahoo.com) que apresentou taxa de 79,22%.

Outra métrica utilizada no levantamento diz respeito a como os internautas buscam na web. A maioria (21,45%) pesquisa utilizando apenas três palavras. Na sequência, vem os que fazem buscas com duas palavras (20,84%) e com uma palavra (19,58%).