Topo

Microsoft consegue entrar em ranking de 'empresas mais éticas'; Google e Apple não

Da Redação

17/03/2011 17h13

Em uma lista com mais de 100 companhias, a Microsoft  figura no ranking das empresas mais éticas do mundo. O levantamento, feito pelo instituto de pesquisa Ethisphere, avaliou companhias de todo o mundo em vários ramos. Concorrentes da Microsoft como Google ou Apple nem apareceram no ranking.

O Ethisphere recebeu informações de mais de três mil companhias. No entanto, o instituto avalia critérios como o histórico de infrações e práticas de negócios sustentáveis.

Empresas com problemas na justiça nos últimos cinco anos também foram retiradas da listagem – só por esse critério, o Google nem poderia entrar no ranking, pois está envolvido em um processo de prática de truste na União Europeia. Sem contar nos problemas de privacidade envolvendo serviços da empresa.

Segundo o site “Business Insider”, um forte indício que levou a Microsoft a figurar na lista foi a criação de um projeto de “Cidadania Global”, em meados de 2000 – época em que a empresa passava por um processo nos tribunais da comunidade europeia.

Desde então, a Microsoft tem doado milhões para organizações sem fins lucrativos e feito vários investimentos em programas de desenvolvimento econômico. Outra ação tomada pela empresa foi o reforço de medidas de comunicação interna.

Outras companhias de tecnologia como Adobe, Cisco, Amazon, eBay, Salesforce.com e Symantec também constam no ranking. Das 110 empresas, a única brasileira que consta na lista das mais éticas é a Natura.