'Inspirado no Facebook', Orkut libera o botão 'gostou' para alguns usuários
Da Redação
22/03/2011 10h28
O Google liberou nesta segunda-feira (21) o botão “gostou” para alguns usuários do Orkut. O recurso se assemelha muito ao botão “Curtir” utilizado no Facebook. A novidade já havia sido anunciada no último dia 11 de março.
O botão ‘gostou’ funciona da seguinte maneira: a cada atualização de amigos de um usuário, ele poderá ‘aprovar’ ou não o conteúdo da mensagem. Além disso, ele pode escolher entre 11 emoticons pré-configurados para expressar o que ele achou do update. De acordo com o blog oficial do Orkut, todos os emoticons utilizados no Gtalk (serviço de mensagem instantânea do Google) funcionarão na caixa de mensagens.
Veja também
Como no Facebook, a rede social do Google mostrará a lista de pessoas que também gostaram do scrap (recado) ou da atualização feita no Orkut.
Leia mais
- Líder no Brasil, Orkut completa 7 anos sem temer crescimento 'monstruoso' do Facebook
- Facebook ameaça liderança do Orkut ao triplicar crescimento em acesso no Brasil
- Orkut deve lançar botão igual ao "Curtir" do Facebook nas próximas semanas
- Justiça condena a oito anos de prisão usuário do Orkut que publicou conteúdo pedófilo
- Orkut ainda é rede social mais popular do Brasil; Facebook cresce 6 vezes em audiência
A rede social, em post no blog oficial, disse que alguns usuários do novo Orkut terão uma nova forma para visualizar imagens (as fotos ficarão em tela cheia) e que as principais funções do site ficarão em uma barra de menu lateral, para facilitar a navegação entre scraps e informações do perfil.
Na nova interface do Orkut será possível ainda visualizar melhor, por exemplo, informações de atualizações que o usuário gostou, os selos, depoimentos, fotos e vídeos recentes. A imagem de exibição também ficará maior – inclusive, a rede social aconselha que usuários da rede coloquem imagens com definição melhor.
A empresa não detalhou quando esses recursos estarão disponíveis para todos os usuários.
Facebook x Orkut
A mudança indica uma preocupação da rede social do Google em relação ao avanço do Facebook no Brasil. Segundo dados da comScore de fevereiro deste ano, o Orkut ainda é líder no Brasil -- detém 78% dos usuários de sites sociais no país.
No entanto, o site teve crescimento de apenas 28% no número de visitantes únicos em dezembro de 2010 comparado com o mesmo mês de 2009. O número é pequeno quando comparado ao Facebook, que apresentou um aumento de 258% (mais que triplicou) na mesma data.
Caso o Facebook mantenha essa taxa de crescimento, pode ultrapassar o Orkut em número de visitantes únicos até o final de 2011.